17/11/2009 – 09h39 (Laila Magesk – Da Redação Multimídia)
Mitos e Verdades
– Chá de camomila é calmante leve, mas sua principal ação é anti-inflamatória e antiespasmódica – combate cólicas intestinais
– Os chás calmantes ajudam a reduzir a fome por ansiedade, por exemplo, folha de maracujá, camomila, melissa e mulungu
– É mito achar que sene emagrece. A planta tem um efeito laxante drástico
– Carqueja para emagrecer é mito. O que os chás fazem é acelerar o metabolismo (chá verde) e dar uma ajuda na eliminação das gorduras pelo intestino, como é o caso do dente de leão, boldo do chile e alcachofra
– É mito que o boldo peludo ou falso boldo sejam bons para o fígado. Estudos apontam seu efeito como antiácido na gastrite
Dúvidas frequentes
Chá emagrece?
“Não se pode contar apenas com os chás para o emagrecimento. Vale lembrar que toda a eficácia é sempre associada a uma alimentação balanceada e atividades físicas”, afirma a nutricionista Mírian.
Chá é mais saudável que café?
Muitas pessoas preferem chá ao café para evitar o consumo de cafeína, um forte estimulante do sistema nervoso. “Porém, certas plantas, como a erva-mate, também contém a substância em sua composição, ainda que em teores reduzidos”, destaca a nutricionista.
Chás podem ser utilizados no combate a insônia?
“Chá preto, chá mate e chá verde contém cafeína, que é uma substância estimulante, não promovendo sono ou relaxamento. Mas existem outros chás, como os de camomila, erva-doce ou erva-cidreira, que não contém este composto e que podem ter efeito relaxante, mas dependendo dos fatores que acarretaram a insônia, esses não combateram o problema”, ressalta a Mírian.
Emagrecer, facilitar a digestão, controlar a TPM e induzir o sono são apenas alguns dos benefícios que os chás podem trazer à saúde e bem-estar. Mitos e verdades cercam o tema, que tem rico conhecimento popular, mas alguns exageros, como o uso inadequado do chá de sene para emagrecer. “Na verdade, esse chá tem um efeito laxante drástico”, alerta a médica fitoterapeuta Henriqueta Tereza do Sacramento.
Segundo a nutricionista e doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos Mírian Patrícia Castro, os chás são ótimos para a hidratação, favorecem a expectoração e ajudam a amenizar os sintomas da gripe. Mas nenhum tem poder para curar as diversas formas da infecção.
“Mesmo diante da eficiência comprovada do tratamento à base de chás, em casos de doenças, um médico deve ser procurado sempre. A automedicação, mesmo que seja com um simples chá, é um erro que pode retardar o combate eficaz a quaisquer males”, orienta Mírian.
De acordo com a nutricionista funcional Mariana Herzog, alguns chás têm a propriedade de prevenir e tratar doenças. A especialista afirma que todos os chás podem ser utilizados isoladamente. Mas, quando em conjunto, deve-se ter o cuidado, pois a mistura pode amplificar, anular o efeito de alguma erva ou induzir a algum efeito colateral. Mariana separou alguns com efeitos já comprovados cientificamente e preparou receitas. Veja a lista.
Chá branco: alto teor de polifenóis, combatendo células cancerígenas, promove perda de tecido adiposo, grande poder antioxidante
Chá de hortelã: rico em flavonoides, com ação anti-inflamatória, principalmente do sistema digestivo
Funcho: fundamental na amamentação, pois aumenta a produção de leite pela glândula mamária
Espinheira-santa: reduz acidez gástrica, deve ser usado em pacientes com gastrite
Alcachofra: regenera o fígado, pode reduzir o colesterol
Cavalinha: excelente diurético, podendo ser usado em edemas e controle de pressão arterial
Borragem: controla TPM
Melissa: indutor do sono
Camomila: calmante e digestivo
Receitas
1) Ferver 200 ml de água, desligar o fogo, acrescentar 2 colheres de chá da camomila, 3 folhas de hortelã fresca, deixar em infusão por 10 minutos em recipiente tampado. Coar e beber após as refeições. É um excelente digestivo.
2) Ferver 200 ml de água, desligar o fogo, acrescentar 1 colher de chá da camomila, 1 colher de melissa, 1 colher de capim limão, 1 colher de passiflora, deixar em infusão por 10 minutos em recipiente tampado. Coar e beber antes de dormir. É um excelente relaxante muscular e indutor do sono.
3) Ferver 200 ml de água, desligar o fogo, acrescentar 2 colheres de chá do chá branco, deixar em infusão por 10 minutos em recipiente tampado. Coar e acrescentar gotas de limão. Beber uma hora antes de atividades aeróbicas para estimular a queima de gordura.
Problema
Segundo a médica fitoterapeuta Henriqueta, um grave problema é colocar nome de medicamento em planta e achar que tem o mesmo efeito do medicamento, como é o caso de plantas que são chamadas popularmente de dipirona, insulina e tetraciclina.
Chá verde
Existem diversos tipos de chás que podem trazer benefícios ou prejuízos para a saúde. Os chás, de forma geral, possuem polifenóis que podem se ligar ao ferro, cálcio e zinco, quando consumidos em grande quantidades ou associados às refeições que são fontes desses minerais.
No caso do chá verde, sua aplicação clínica é bastante estudada, principalmente devido a propriedade antioxidante, que auxilia no tratamento e prevenção de obesidade, diabetes e dislipidemias. Também pode reduzir o risco de eventos cardiovasculares, a chance do desenvolvimento de diversos tipos de cânceres e o envelhecimento cutâneo.
Mas esse chá possui anti-nutrientes, que diminuem a digestibilidade protéica. Portanto, seu consumo deve ser evitado junto às grandes refeições.