Fran”s café, que pretende abrir 20 unidades franqueadas neste ano, com foco no Rio e em São Paulo, não teme a chegada da Starbucks no País
GABRIELA GODOI
DO JORNAL DO COMMERCIO
O hábito de consumir cafés e freqüentar cafeteiras está em expansão no Brasil. Aproveitando o aumento da procura, a rede de franquias Fran”s café comemora seus 35 anos com algumas modificações em sua forma de atender. O investimento inicial para novas unidades varia entre R$ 98 mil e R$ 300 mil, dependendo do espaço utilizado e do formato de franquia.
Vanessa Queiroz, gerente de Franquias da rede, conta que o Fran”s café está investindo em três modalidades de unidade. A primeira é a loja 24 horas, que além de servir o cardápio completo, oferece ao consumidor conexão wireless para acesso a internet, butique de produtos, revistaria e venda de CDs. “Estamos seguindo tendências internacionais. A cafeteria se tornou centro de convivência, onde tudo se torna chamariz para que o consumidor fique no local. Estamos notando uma mudança no comportamento do consumidor, que prefere ficar mais tempo dentro da cafeteria”, explica a gerente.
As outras opções de franquia têm como foco o atendimento corporativo. Vanessa explica que estas operações são customizações de serviços, ou seja, são oferecidos de acordo com a necessidade de clientes corporativos, como prédios comerciais e hospitais. “Identificamos nichos de mercado e se estiver dentro da região de interesse do candidato a franqueado, oferecemos a ele. O franqueado poderá gastar menos, dependendo da adaptação que for necessária, de acordo com o que existe no local”, explica Vanessa.
A terceira opção é a “station”, carrinho de 9 metros quadrados, que ocupa espaço total de 25 metros quadrados. Com o pacote da operação, o franqueado recebe quatro jogos de mesas e cadeiras, e um cardápio diferenciado, de rápida produção. Este é um modelo expresso, que usa material descartável, é planejado de acordo com a necessidade e a quantidade de clientes. “Também é colocado em prédios comerciais, mas depende da necessidade da empresa em oferecer refeições rápidas ou almoço, se precisa de um lugar para reuniões, entre outras opções”, conta Vanessa.
2007. O plano de expansão para 2007 tem como foco principal a consolidação no interior e no litoral de São Paulo. Além da capital, a rede está presente em Campinas, Campos do Jordão, Guarujá, Jundiaí, Indaiatuba, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos e Sorocaba, além de Bauru, onde foi fundada. As operações em outros estados estão localizadas no Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Salvador, Curitiba e Londrina.
“No interior de São Paulo, temos identificado uma demanda maior, e estamos inaugurando novas lojas, como em Atibaia. Queremos consolidar a operação tanto na capital quanto no interior paulista. Até o final deste ano, queremos abrir 20 novas unidades. No Rio, a demanda aumentou muito: identificamos uma mudança de comportamento dos consumidores”, completa Vanessa.
O engenheiro de alimentos Marcos Franzotti estava buscando uma segunda renda e um negócio próprio. Em parceria com sua tia, Sandra, inaugurou em janeiro a primeira unidade Fran”s café em São José do Rio Preto, no interior paulista. “Alguns amigos sugeriram investir no segmento de vestuário, mas como engenheiro de alimentos formado, gostaria de investir em algum negócio relacionado à minha formação. Conheci o Fran”s café e percebemos que faltava uma opção deste porte aqui na cidade”, conta Franzotti.
O empreendedor acredita que só o treinamento dado pela franqueadora não é suficiente para o sucesso do negócio. O empenho de quem investe também é importante. “Após o treinamento, pude abrir a loja com bastante conhecimento na área. Mas o empreendedor precisa se preocupar em manter o nível, com um bom atendimento, escolhendo bem seus funcionários. Uma franquia não anda sozinha, depende do empenho do franqueado também”, esclarece o engenheiro.
RIO DE JANEIRO. A franqueada do Fran”s café no Rio, Anelise Haertel, concorda. Para ela, o conceito de franquia se modificou. “Com 11 anos de franquia, vi como este mercado de café se transformou. Os cariocas têm se habituado a consumir café fora de casa, não só para café da manhã, mas também ao longo do dia. Se antes a franquia era uma receita pronta, hoje o sucesso do empreendimento depende muito do trabalho do franqueado. Fica no mercado quem tem vontade de se envolver”, conta a franqueada, com duas lojas no BarraShopping, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A entrada de novos players no mercado não assusta o Fran”s café, explica a gerente de Franquia. Na avaliação de Vanessa, o comportamento do consumidor está mudando: hoje ele busca a cafeteria para ter um momento de leitura, fazer reuniões ou fechar negócios.
“Nas lojas 24 horas, estimulamos que nossos franqueados realizem atividades culturais em suas unidades, sob nossa orientação. Somos líderes de mercado, mas a concorrência é saudável. Notei aumento do movimento em nossas lojas do Shopping Morumbi depois que as lojas da Starbucks abriram”, completa Vanessa.
A consultora de novos negócios Claudia Pamplona avalia que o risco do empreendimento varia de médio a alto. Segundo ela, os concorrentes da franquia são as outras lojas que oferecem alimentação rápida, e mesmo dentro do segmento de café, já existem muitas opções no mesmo patamar de qualidade e preço. “O valor do investimento inicial é muito alto, mas o risco se reduz quando há uma boa escolha de ponto”, completa a consultora.
Raio X
Fran”s café
Negócio: lanches rápidos e cafés
Investimento inicial: de R$ 98 mil a R$ 300 mil (varia conforme o tipo de unidade)
Taxa de franquia: R$ 41,5 mil
Taxa de royalties: 6% do faturamento
Taxa de publicidade: 2% do faturamento
Faturamento médio mensal: não divulga
Margem de lucro sugerida: 20% do faturamento
Retorno do investimento: de 24 a 36 meses
Número de funcionários: 4 a 5 funcionários por turno, na operação 24 horas
Área: 80 a 120 metros quadrados
Risco: médio a alto, segundo a consultora Claudia Pamplona. “O valor do investimento inicial é muito alto, mas o risco se reduz quando há uma boa escolha de ponto”, afirma a consultora.
SERVIÇO
Fran”s café, 0xx11-5056-0043 ou www.franscafe.com.br
Claudia Pamplona, cmpamplonaig.com.br