12/08/2010 – Zero Hora
O primeiro café foi inaugurado em 1994, na praça de alimentação do Lindoia Shopping. Um ano depois, veio a filial, no térreo do empreendimento. O negócio deu tão certo que a advogada Maria da Graça Wolff Ramos Janusz deixou a profissão para se dedicar a um ramo totalmente novo para ela.
Embora as duas lojas do café Brazil funcionem no mesmo shopping, Maria da Graça destaca as diferenças entre cada uma. No térreo, há um espaço próprio para quem quer descansar no meio da tarde, bater papo, degustar um café ou uma generosa fatia de torna de chocolate com morango. O público é formado principalmente por quem tem escritório na torre do shopping e um pouco mais de tempo disponível. No segundo andar, universitários buscam um lanche rápido.
Maria da Graça e o marido, Teodoro Janusz, também advogado e sócio no empreendimento, moram no Lindoia há 14 anos. Mas a relação com o bairro começou antes, em 1989, quando os dois abriram escritórios no prédio comercial que hoje é parte do Lindoia Shopping.
– Quando o empreendimento inaugurou, em 1994, já estávamos aqui, tínhamos duas salas. Meu marido achou interessante diversificar os negócios. Ele é sócio, dá uns pitacos, mas continua atuando como advogado – conta.
O nome do lugar foi escolhido por Teodoro: café Brazil, com \”z\”.
– Como se o nome estivesse sendo trazido do Exterior. Achamos que ficou bom – acrescenta Maria da Graça.
No cardápio, tortas doces e salgadas e o carro-chefe do lugar: cafés para todos os gostos e estilos, como o Moca