Reza a lenda que um pastor chamado Kaldi teria sido o responsável por descobrir a planta do café enquanto cuidava de suas cabras na Etiópia. A frutinha vermelha da cafeeira produziu efeitos inesperados nos animais, que saíam dançando pelos campos. A jornalista Daniele Lopes e o noivo, o administrador de empresas Carlos Oliveira, decidiram lembrar o mito da origem do café no empreendimento inaugurado em março deste ano na Avenida Getúlio Vargas, 889.
Situado no térreo de um prédio comercial, o Kaldi Café faz jus à lenda e explora em seu cardápio todas as potencialidades da especiaria milenar. Além dos tradicionais espressos, a cafeteria serve versões geladas e drinques feitos à base do grão. A maior inovação, elaborada pelo barista Claudio Lopes Junior, é a caipira de café, a receita que ZH Menino Deus mostra com exclusividade.
Para agradar a clientela do bairro, que inclui desde famílias até os profissionais liberais que trabalham na região, o Kaldi Café abre de segunda a sexta, a partir das 8h, para quem gosta de tomar café da manhã fora de casa e só fecha às 21h, após o happy hour. Nas sextas-feiras, o fim de tarde é regado com música ao vivo. Durante os dias quentes, a dica é sentar em uma das mesas ao ar livre e escolher uma das várias opções de café. Entre os mais inusitados, está o Sensação, servido em uma xícara lambuzada de chocolate. O Kaldi também reserva o espaço para festas e eventos culturais. Aos sábados, fica aberto das 10h às 19h. Informações: 3072-7305 em Porto Alegre RS.
Caipira de café
Medida
50ml equivale a uma dose, que é o mesmo que uma xícara de cafezinho
Ingredientes
50ml de vodka
50ml de leite condensado
50ml de café espresso
Gelo picado
Modo de fazer
Triture o gelo antes de colocá-lo junto com a vodka no liquidificador. Em uma coqueteleira, misture o leite condensado, o café espresso e a vodka com gelo.
Sirva em um copo de caipira e decore a borda com pó de café.