31/03/2014
Por Vanessa Wong | Bloomberg Businessweek
Se você contabilizar quanto gastou em cafeterias nos últimos anos, há uma boa chance de que a quantia tenha aumentado. A tendência também se reflete na alta das vendas de lojas com mais de 12 meses da Starbucks (8% em 2013) e da Dunkin’ Donuts (3,4%). Mesmo se você tiver preferência por cafeterias pequenas, é difícil negar que a “cena do café” está com força total nos Estados Unidos.
De fato, dados sobre vendas reunidos pela Technomic, firma de consultoria do setor de restaurantes, mostram que as cafeterias são o segmento de maior crescimento no setor de fast-food, tendo registrado alta de 9% em 2013. Diferentemente de outros tipos de estabelecimentos, os cafés têm a vantagem de fazer parte de um ritual diário de muitas pessoas. “Os cafés continuam, [no setor de] serviços rápidos, a proporcionar boas opções de comida e bebida para os consumidores mais jovens”, disse Darren Tristano, vice-presidente executivo da Technomic. Isso inclui tanto as cafeterias que se concentram mais nas bebidas como nas padarias como a Au Bon Pain.
A onda de crescimento é puxada pelas grandes redes. Dos cerca de 26,5 mil cafés do país, o Starbucks é dono de mais de 11,4 mil e a Dunkin’ Donuts, de mais de 7,6 mil. Ambas estão em expansão. Apenas cerca de 5 mil cafés nos Estados Unidos são administrados por operadores independentes ou redes pequenas, definidas como as que têm menos de 30 unidades, de acordo com a Technomic. Embora as cafeterias independentes tenham se saído bem – aumento de 6% nas vendas em 2013 – as redes pequenas registram declínio de 5,5%.
Outros segmentos do setor de fast-food com crescimento similar são as redes de macarrão oriental e outros pratos asiáticos, assim como as de cozinha mexicana, ambas beneficiadas pelo aumento na preferência dos consumidores por lanchonetes de fast-food um pouco mais elaboradas. Segmentos maiores e mais estabelecidos, como hamburguerias e pizzarias, mostraram crescimento menor.