[CAFETERIA] Ambiente das cafeterias influencia consumidores tanto quanto o sabor do café

Qualquer estabelecimento que trabalha com comidas e bebidas possui três pilares capazes de atrair ou afastar a clientela.

18 de agosto de 2020 | Sem comentários Cafeteria Consumo

https://www.pexels.com/pt-br/foto/abajur-arquitetura-assento-banco-1024359/

Qualquer estabelecimento que trabalha com comidas e bebidas possui três pilares capazes de atrair ou afastar a clientela. Dois deles são amplamente difundidos: qualidade no sabor e bom atendimento. O terceiro deles é a ambientação, muito menos comentado que os outros e, por isso, às vezes negligenciado. Esse é um erro comum das cafeterias, pois a boa decoração pode ter tanta influência quanto o sabor do café.

Mesmo que haja uma grande diferença entre o sabor de diferentes tipos de café, essa sensação pode passar batida entre aqueles que possuem paladares menos aguçados. Nesse caso, nada adiantaria servir os melhores grãos, pois o que ganha uma maior capacidade de marcar a experiência do cliente é o ambiente físico.

O planejamento é fundamental desde a concepção da cafeteria, em busca de uma identidade própria e capaz de fornecer uma boa experiência aos consumidores. Em suma, existem duas sensações que podem ser passadas com um cafezinho: o de aconchego, marcado pelas lembranças de família reunida para o café, e o de energia, para aqueles que utilizam a bebida como recurso para ter disposição e encarar a rotina apertada.

Antes de pensar a decoração da cafeteria, é essencial pensar qual dessas sensações é a pretendida – a díficil dúvida entre o rústico ou o moderno. Nessa hora, o conhecimento do público é um fator chave, e a localização do estabelecimento também influencia na escolha certa. Caso ele seja em uma área empresarial, é mais propícia a temática da energia. Assim, o ideal é um ambiente que transmita as dinâmicas urbanas, com rapidez e qualidade. Em áreas residenciais, o aconchego é mais indicado.

Um dos grandes desafios iniciais na concepção dos ambientes é a escolha das cores. Elas têm um papel importantíssimo de influenciar a mente dos consumidores, principalmente na questão da transmissão de sentimentos e emoções. Por isso, o ideal é que a ambientação consiga ser criativa e inovadora, mas sem deixar de lado toda a tradição que o café tem na vida dos brasileiros. 

Em um de seus artigos semanais no Sweetest Home, a designer de interiores Juliana Perin apontou algumas oportunidades para as cafeterias. Para ela, a aproximação do café com outras atividades cotidianas pode estar presente no conceito de decoração dos ambientes, como a mistura do café com literatura, com a música, com jogos e com filmes.

“A referência feita a outras áreas de interesse em uma decoração é ótima para atrair e fidelizar públicos específicos, o que explica o sucesso que as cafeterias temáticas tem feito pelo mundo. Assim, há mais chance que os consumidores não enxerguem tal estabelecimento apenas como um local de tomar café, mas sim como um espaço onde se sentem em casa, próximo de coisas que eles gostam”, afirma Perin.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.