A rede de franquias Café do Ponto, com 80 cafeterias distribuídas em 14 estados brasileiros, busca novos franqueados, principalmente no estado de São Paulo e regiões Norte e Nordeste. Dennis Szaf, coordenador de franquias da Sara Lee Brasil, detentora da marca Café do Ponto, afirma que a empresa procura empreendedores que tenham o perfil operador, ou seja, que queiram participar do dia-a-dia das operações da unidade.
No ano fiscal encerrado em junho de 2009, a rede Café do Ponto abriu 18 lojas e aumentou o faturamento em 8%, segundo Szaf. Para este ano, a previsão é de crescimento de 15% no número de unidades. “Não queremos abrir lojas sem critério, queremos novas unidades economicamente viáveis”, afirma o executivo.
Quanto custa ter uma franquia Café do Ponto
Investimento inicial em obras: De R$ 140 mil a R$ 185 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Capital de giro: R$ 20 mil
Royalties: 2% sobre o faturamento bruto
Taxa de publicidade: 1% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
Número médio de funcionários por unidade: 7
Prazo médio de retorno: 36 meses
Fonte: Sara Lee Brasil