CAFETEIRA: EXPANSÃO DE CAFETEREIAS ATRAVÉS DE FRANQUIAS Por Neander Souza

20 de setembro de 2011 | Sem comentários Cafeteria Consumo

De acordo com o levantamento da Abic, o consumo de café em cafeterias cresceu, nos últimos sete anos, 170%. Para 2011, a expectativa é que haja um crescimento de 20% no número de cafeterias, hoje o Brasil conta com mais de 2500 estabelecimentos.

Com o crescimento da classe média Brasileira, que hoje representa mais de 60% da população, a classe C está descobrindo as cafeterias e apreciando esse grande universo de sabores.
As franquias de cafeterias que atuam no Brasil faturam excelentes lucros e conquistam a preferência dos consumidores. As cafeterias servem também de ponto para encontro entre reuniões de profissionais, encontro entre amigos. Tudo pode acontecer em uma boa cafeteria!
No ano passado, 1.855 empresários cresceram por meio de franqueamento, e essa cifra deve aumentar em 2011. Essa é uma alternativa para a sua cafeteria.

Os números do FRANCHISING no Brasil:




 
Existem inúmeros motivos para que um empresário se atraia em expandir sua cafeteria através de franquias. Entretanto, existem alguns motivos principais que devem ser realmente avaliados antes dessa decisão. Quanto mais motivos presentes, mais consistente a decisão de franquear. Abaixo 10 importantes tópicos, para formatar e expandir sua cafeteria através de franquias:

1. Interesse em Crescer e Expandir seu Negócio:


Parece óbvio, mas muita gente confunde a abertura de franquias com apenas terceirizar a operação do negócio e acaba esquecendo que principalmente é uma estratégia de expansão.


2. Reduzir o risco da empresa diminuindo o capital próprio na operação:


Um dos princípios do franchising é que o investimento em unidades novas seja feito pelo FRANQUEADO, um terceiro que não faz parte da empresa. Esse conceito possibilita que uma rede possa se expandir sem descapitalizar a empresa FRANQUEADORA.


3. Ajustes Necessários:


Formatação de manuais, redesenho de logomarca, alteração de mobiliário, troca de sistemas, formalização dos processos, identificação de fornecedores nos locais previstos para expansão.


4. Manter o gestor comprometido a frente do negócio:


uitas empresas tem dificuldade em crescer quando seu gestor está entre as urgências do estratégico e do operacional. Sendo o operacional delegado, o estratégico pode ser focado.


5. Fortalecimento da Marca:


Uma das possibilidades do franchising é o ganho de cobertura da marca rapidamente. Além disso, existe também um aumento na percepção de solidez e credibilidade de marcas que estão presentes em várias cidades, estados e países.


6. Ganho de Escala com Fornecedores:


Alguns negócios são possíveis apenas se existir escala suficiente para diminuir seus custos de produção. Nestes casos, a ampliação através de franquias é um ótimo caminho para ratear custos de produção e principalmente publicitários.


7. Criar barreiras de entrada aos concorrentes:


Uma das características do contrato de franchising é que ele pode exigir a exclusividade do FRANQUEADO. Este conceito é muito importante, já que depois de passado o “know-how” ao franqueado, ele tem este contrato como barreira de entrada para se tornar um concorrente direto do FRANQUEADOR.


8. Definição da expansão:


Encontrado os mercados potenciais para instalação das unidades franqueadas, deve-se definir como se deseja que a expansão ocorra, com qual velocidade e em que prioridade, sempre baseado na capacidade de atendimento à rede, logística e condições de suporte.


9. Realização dos treinamentos:


Fazer a capacitação dos franqueados e de suas respectivas equipes é fundamental para a compreensão correta do funcionamento e das particularidades do empreendimento, bem como passar os fundamentos da cultura empresarial.


10.  Descentralizar a gestão:


Quando se expande uma rede através de franquias, em vez de empregados você tem “donos de negócio” se responsabilizando pela operação. Este modelo constrói um nível de comprometimento diferenciado e fortalece a gestão e a MARCA.



Neander Souza
Especialista em Franquias e na consultoria de como “FORMATAR SUA CAFETEEIRA EM FRANQUIAS”
11 8454 6637
neander@investfranchise.com.br
www.investfranchise.com.br


Fontes: Invest Franchise, ABIC, ABF

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