Os japoneses adoram café e estão surpresos tanto com a alta qualidade dos grãos brasileiros como com os cuidados das indústrias em apresentar seus produtos em embalagens sofisticadas e com detalhes como informações no idioma deles. A constatação é do empresário Sydney Marques de Paiva, diretor de Marketing da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, entidade que coordena a participação dos Cafés do Brasil na Foodex 2007, maior evento da área de alimentos e bebidas daquele país, aberto na terça-feira (13) e que termina nesta sexta (16) no Centro de Convenções Makuhari Messe, em Chiba, região metropolitana de Tóquio.
Como tema do estande Cafés do Brasil foi escolhido o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, a ser comemorado em 2008. Painéis com diversas fotos, incluindo a do navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros imigrantes para o Brasil, têm emocionado e atraído a atenção principalmente do público mais velho. Para o ministro Luis Carlos Guedes Pinto, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que abriu oficialmente o Pavilhão Brasileiro na Foodex na manhã de terça-feira (13), ao lado do embaixador do Brasil no Japão, André Amado, e do secretário Linneu Carlos da Costa Lima, de Produção e Agroenergia do MAPA, “o centenário da imigração japonesa no Brasil será mais uma oportunidade de estreitar os laços entre os dois países nas áreas econômica, política e cultural”.
A participação brasileira é coordenada pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e conta com a presença de cerca de 60 empresas de setores diversos. No estande dos Cafés do Brasil participam Café Turmalin, Café Bom Dia, Polly Coffee, Café Tiradentes, Cocarive – Cooperativa dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde, de Carmo de Minas, e a Cooxupé – Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, que é a maior do mundo na área de café. Só nos dois primeiros dias do evento, foram servidas mais de 2.500 doses de café de diversas origens para degustação.
“Japan Apple Coffee” – Receitas de café também estão tendo um grande sucesso no Bar Brasil, montado pela APEX no pavilhão. Coordenado pela engenheira de alimentos e cafeóloga Eliana Relvas, o bar oferece ao público iguarias como coquetel de café com laranja e patê de café com cream cheese. Para marcar a participação brasileira, Eliana criou um drinque especial, o “Japan Apple Coffee”.
“É um coquetel bem ao gosto dos japoneses: pouco açúcar, leve sabor de café com chantilly e um carpaccio de morango para decorar”, explica Eliana. A receita do “Apple Coffee” é bem simples: 1 xícara de suco de maçã; 1 xícara de café expresso bem forte; gelo; uma colher de leite condensado. Bata tudo no liquidificador e decore com chantilly e fatias finas (carpaccio) de morango.
PIM 2007 – A participação dos Cafés do Brasil na Foodex faz parte da agenda do Programa Integrado de Marketing (PIM-2007), do Comitê Diretor de Promoção de Marketing do Café, do CDPC – Conselho Deliberativo da Política do Café, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O objetivo é ampliar os negócios do setor com o mercado japonês, país que é o 4º maior comprador de Cafés do Brasil. Em 2006, o Japão comprou 2,3 milhões de sacas de café brasileiro, 27% do total desses grãos importados por eles. Para este ano, a estimativa do Ministério da Agricultura é ampliar essa participação para no mínimo 30%, o que representará embarques entre 2,5 milhões e 3 milhões de sacas.
O Japão também está entre os 10 maiores importadores dos solúveis brasileiros. “É também o 3º maior comprador de cafés industrializados, torrado e moído, respondendo por 6% dos negócios fechados em 2006”, diz Christian Santiago, coordenador executivo do PSI – Programa Setorial Integrado para exportação de café industrializado, gerido pela ABIC em convênio com a APEX-Brasil.