Brasília (03.08.07) – Uma delegação de empresários brasileiros participou esta semana da feira de cafés especais (SCAJ 2007) realizada em Tóquio (Japão). Além de apresentar os cafés brasileiros de diversas origens, o grupo fez palestras sobre o sistema de produção, sustentabilidade, certificação e rastreabilidade do País. Durante o evento, promovido pela Specialty Coffee Association of Japan (entidade japonesa de cafés especiais), os operadores do mercado nipônico também tiveram oportunidade de degustar os cafés do Brasil.
A participação brasileira na SCAJ era uma das ações previstas pelo Programa Integrado de Marketing do Café (PIM 2007), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A coordenação do estande Cafés do Brasil na feira japonesa foi da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). O PIM é realizado pelo Comitê Diretor de Promoção de Marketing do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDCP) e coordenado pelo Departamento do Café (Dcaf), da Secretaria de Produção e Agroenergia do Mapa.
“Mais uma vez, nosso objetivo foi marcar forte presença, estabelecer novos contatos, rever antigos compradores e promover os cafés especiais do Brasil, que são cultivados de forma totalmente sustentável, respeitando os aspectos ambientais, sociais e econômicos”, diz o presidente da BSCA, Marcelo Vieira.
A programação do PIM 2007 começou em maio, com as participações nas feiras de cafés especiais dos Estados Unidos (Califórnia), e da Europa (Bélgica).