Cafés do Brasil e a Copa do Mundo de futebol

Jurema Iara Campos (Embrapa Café)
http://sac.sapc.embrapa.br


Nesses dias, em que todo o Brasil está voltado para a África do Sul, incentivando o time brasileiro de futebol a trazer pela sexta vez a taça do mundo, a Embrapa Café (Brasília-DF), coordenadora do programa de pesquisa do Consórcio Pesquisa Café, relembra a Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Naquele ano, a marca Cafés do Brasil teve sua estréia, tendo sido criada para representar o patrocínio do Instituto Brasileiro do Café (IBC) à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Conforme a história, contada por Nilo Dante, ex-Coordenador de Comunicação Social do IBC, em matéria publicada na edição 821, de março de 2007, da Revista do Café, a marca, que ficou conhecida nos últimos 28 anos como o símbolo do café brasileiro, foi bordada no escudo da CBF. Ela foi usada pela primeira vez naquela Copa pela seleção brasileira de futebol, que entrou em campo estampando na camisa a marca, e saiu dele como o melhor time de futebol que não ganhou uma Copa do Mundo. Naquele ano, o Brasil já era tri campeão de futebol.
Marca Cafés do Brasil

Hoje a “Cafés do Brasil”, registrada como marca no ano 2000 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), é utilizada para identificar em todo o mundo os cafés de origem brasileira. O logotipo “Cafés do Brasil” pode ser utilizado, segundo a ABIC, pelo Governo Brasileiro, empresários e exportadores em seus produtos, contanto que sua aplicação siga as instruções contidas no “Manual de uso da marca”. Este manual estabelece as corretas aplicações da marca, conhecida como “raminho do café” e a “logotipia”, ou seja, o desenho da letra no qual a letra s, em vermelho, representa os diversos tipos de café que são produzidos no país. O uso correto da marca cria identidade para os cafés brasileiros e contribui para o fortalecimento da imagem da cafeicultura brasileira no Brasil e no exterior.

Em anos de Copa do Mundo, todo o brasileiro tem orgulho de mostrar o seu patriotismo, estampando nas ruas, carros, residências e nas roupas as cores verde, amarelo e azul. Todos ficam com os olhos colados na televisão esperando que saia a qualquer momento aquele grito de gol preso na garganta. Por isso, com o mesmo entusiasmo e patriotismo, o café, produto que tem o Brasil como seu maior produtor e exportador, também mostra ao mundo seu orgulho de ser brasileiro.

Outras informações relativas à marca dos Cafés do Brasil, entre no site da ABIC, no endereço www.abic.com.br.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.