(04/03/2009) Geral
Jesuítas é considerada o centro da cafeicultura na região. No município existem 680 produtores que correspondem há mais de 3300 hectares da cultura. De acordo com o Supervisor Técnico da Unidade da Copacol de Jesuítas, Dirceu Claudino da Silva, a produção da safra 2008 foi de 55 mil sacas beneficiadas, neste ano a previsão é de 9 mil sacas beneficiadas, em razão do clima e do café ser uma cultura bienal. “Após um ano como 2008, que produzimos muito café, a tendência é que no ano seguinte a produtividade diminua significativamente”, disse.
Esta é a melhor safra registrada no município, considerando a média dos últimos 10 anos. Segundo Dirceu, o principal fator para este aumento na produção, é a substituição do café tradicional pelo sistema adensado, possibilitando maior produtividade em uma área menor.
Com objetivo de aumentar a produção e também a qualidade, melhorando a receita familiar, em 2006 a Copacol, Emater e Prefeitura implantaram o projeto de revitalização da cafeicultura regional, para substituir de forma gradativa do café tradicional pelo adensado.
A área de plantação na região teve pequeno aumento. Atualmente uma vez por mês técnicos reúnem-se com os cafeicultores do projeto para atualização de técnicas e troca de informações.
Previsão
O programa alerta geada desenvolvido pelo Iapar tem ajudado a diminuir os danos e perdas nas propriedades. Possibilitando que os produtores se previnam com antecedência na proteção das plantas (realizando o enterrio das mudas até seis meses e fazendo o chegamento de terra no tronco nas plantas de 6 meses a 2 anos de idade).
Agricultores ganham incentivo para cultivar Café
A Secretaria de Agricultura do município de Jesuítas em parceria com a Emater e Copacol, está incentivando os agricultores a cultivarem café. O município disponibiliza-se de grande número de variedades de mudas de café, como: IAPAR-59, TUPI-88, IPR-98, IPR-99 e IPR- 103.
Em 2008 foram distribuídas 247 mil mudas de Café em todo município, e o viveiro de mudas ainda conta com um estoque de 200 mil mudas para melhor atender os cafeicultores. De acordo com os responsáveis pelo programa, essa é uma maneira de baixar o custo para os produtores de Café do município.
O Secretário de Agricultura, Jorge Toigo, conta que nos últimos dias foram distribuídas 13 mil mudas para os agricultores da Vila Rural e que o município tem em seu forte a agricultura e sempre que puder estará fazendo algo para poder beneficiar os produtores de nosso município.
Ele destacou também a importância da parceria que o município tem com parceiros como a Emater e a Copacol na área do cultivo do Café. “Atraves dessa parceria podemos cada vez melhor atender nossos produtores, disponibilizando alem de mudas, informações e técnicas para o melhor cultivo da planta”, disse.
Os interessados que quiserem maiores informações sobre como conseguir as mudas de Café devem procurar a Secretaria de Agricultura de Jesuítas e falar com o Secretário Jorge Toigo, ou entrar em contato com a Emater, através do Engenheiro Agrônomo Roberto Dal Molin.