Cafeicultura Sustentável é debatida durante o Encontro Técnico do Café 2017

É importante pensarmos na rentabilidade, mas é imprescindível pensarmos também na sustentabilidade.

“Cafeicultura é a arte de modificar ecossistemas em termos econômicos, sem poluir, sem destruir, sem causar danos irreversíveis”, foi com essa frase que o Palestrante, Dr. Hélio Casale, abriu a sua palestra sobre‘Cafeicultura Sustentável’, durante o Encontro Técnico do Café 2017, realizado pela Fundação Bahia e aAssociação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia (Abacafé), no último sábado, dia 08, com a presença deprodutores, técnicos, agrônomos, consultores, gerentes de fazendas, representantes de empresas, representantes de entidades do agronegócio, professores e alunos, em Luís Eduardo Magalhães.


 “É importante pensarmos na rentabilidade, mas é imprescindível pensarmos também na sustentabilidade. Por isso estamos aqui para ouvir esse tema e trocarmos experiência e informações que trarão melhorias para a cafeicultura na região”, ressaltou a vice-presidente da Fundação Bahia, Zirlene Pinheiro.


Além da palestra sobre sustentabilidade, os participantes conheceram os Plots Demonstrativos, com 43 cultivares comerciais, apresentados pelo pesquisador da Fundação Bahia, Dr. Fabiano Bender, bem como as Tecnologias das empresas parceiras participantes do evento: Agrosul – John Deere, Arysta, Bayer, JCO, Petroquimica e Yara.


Os Plots Demonstrativos foram apresentados pelo pesquisador da Fundação Bahia, Dr. Fabiano Bender – Foto: Divulgação/Fundação BA


 Os Plots Demonstrativos foram apresentados pelo pesquisador da Fundação Bahia, Dr. Fabiano Bender – Foto: Divulgação/Fundação BA


“Esse evento tem como objetivo mostrar o que tem sido feito na região para gerar boas produtividades e bons manejos. A região tem conseguido bons resultados, inclusive no controle das pragas que tentam atacar o café. Agradecemos a presença de todos e destacamos a parceria com a Fundação Bahia, que traz pesquisa e ensinamentos importantes, sendo essa a base da cafeicultura do oeste da Bahia”, disse o presidente da Abacafé, Marcos Pimenta.


O cafeicultor Glauber de Castro, parabenizou as entidades pela realização do evento. “Gostaria de agradecer a Fundação Bahia e Abacafé pela organização desse evento, onde tivemos a oportunidade de ver lavouras bonitas e agregarmos conhecimento, a exemplo da sábia palestra ministrada pelo Dr. Hélio. Anima-nos participar de eventos com essa qualidade e quantidade de pessoas. O envolvimento e interesse é o que traz melhorias e incentivo para o desenvolvimento da cultura na região”, agradeceu.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.