A solenidade de premiação também marcou a homenagem de homens de negócios fundamentais para o desenvolvimento da produção de conilon no ES
Nesta sexta-feira os melhores produtores de café conilon do Espírito Santo foram premiados pelo VII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, em São Gabriel da Palha. O primeiro colocado no concurso foi um dos homenageados do dia Dario Martinelli que, junto com Jônice Tristão e Eduardo Galzar, já falecido, receberam reverências da Cooabriel – uma das maiores e mais importantes cooperativas de cafeicultores do Espírito Santo – por sua atuação em favor da produção e da qualidade do café Conilon. A comemoração dos 75 anos da Tristão, um dos maiores e mais tradicionais grupos brasileiros do setor de café também foi realizada na ocasião.
A empresa está entre os líderes nacionais na exportação do produto tanto verde quanto solúvel. O Grupo também é um dos líderes mundiais do mercado cafeeiro, integrando comércio e operações industriais. Há quase oito décadas a história das Empresas Tristão se une à história do Café no Brasil.
O governador Paulo Hartung esteve na solenidade e, em discurso, ressaltou a importância de festejar a história da cafeicultura capixaba. “Estamos celebrando a Tristão, um dos orgulhos da cafeicultura capixaba, e o desenvolvimento da atividade ao longo desta administração. Mas ainda não terminamos o percurso, é preciso avançar ainda mais”, destacou. O governador enfatizou a importância da principal atividade agrícola para a economia do Estado e lembrou que o avanço do setor nos próximos anos somente será possível através da união de produtividade e qualidade, o que irá agregar maior valor ao café cultivado nas terras capixabas. Hartung também lembrou a importância de valorizar os produtores através de iniciativas como esta premiação da qualidade.
Jônice Tristão, presidente do Conselho de Administração das Empresas Tristão, falou em nome dos homenageados e emocionado se disse orgulhoso de ter continuado a história iniciada por seu pai, José Tristão, em favor da cafeicultura e, especialmente, do Conilon. Para ele, a reverência recebida por ele e seu companheiros, Dario Martinelli e Eduardo Glazar (falecido), representado por sua esposa, Kassimira Glazar, é o resultado da realização de um sonho de três entusiastas do conilon iniciado em 1971.
“A história dessa espécie de café no Espírito Santo começou com Jerônimo Monteiro, que trouxe do Rio de Janeiro duas mil mudas e 50 litros de sementes de Conilon. Em 40 anos, passamos de 100 mil para 10 milhões de sacas de café por ano e isso representa muito mais do que vislumbramos naquela época de crise no setor ocasionada pela política de erradicação do café”, afirma.
Os investimentos da RealCafé, através da atuação de Jônice Tristão e seus colaboradores, foram fundamentais para impulsionar a cultivo do Conilon no Estado, que hoje é o maior produtor brasileiro da espécie e um dos maiores do mundo, ficando atrás apenas do Vietnã.
Pesquisa e tecnologia
Atualmente, o Espírito Santo é reconhecido como referência mundial em tecnologia e produção de café Conilon. As novas técnicas de manejo da cultura desenvolvidas pelo Incaper, assim como variedades melhoradas, aliadas à assistência técnica aos produtores fizeram com que a cultura apresentasse crescimentos expressivos.
As Empresas Tristão, permanecem com sua postura de incentivo à cafeicultura capixaba, patrocinam concursos, como o realizado pela Cooabriel e outros como o concurso de qualidade para os Cafés das Montanhas do Espírito Santo, além de incentivar com palestras e outras ações a conscientização e qualificação dos produtores de café do Estado. Para Sergio Tristão, filho de Jônice e presidente da RealCafé, os concursos estimulam uma mudança de conceito na produção de café no Estado e incentivam os produtores locais a investirem em qualidade. “Ao buscar a excelência e implantar melhorias nos procedimentos, o produtor agrega mais valor ao seu café. Em alguns casos, o preço da saca das propriedades participantes dos concursos chega a ser o dobro em relação às que não observam os critérios de excelência para plantio e secagem dos grãos”, destaca.
Confira a lista dos premiados pelo VII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel
1º lugar – DÁRIO MARTINELLI – SÃO GABRIEL DA PALHA
2º lugar – JAIRO BASTIANELLO – NOVA VENÉCIA
3º lugar – DAVID PAGUNG – NOVA VENÉCIA
4 º lugar – MATEUS DE JESUS OLIVEIRA – ÁGUIA BRANCA
5 º lugar – EDENILSON ZULSKE – NOVA VENÉCIA
6 º lugar – ODERLY ANTÔNIO PILON – ÁGUIA BRANCA
7 º lugar – AFONSO LUIZ CRIVELARIO – ÁGUIA BRANCA
8 º lugar – BERNARDO OLIOSI – NOVA VENÉCIA
9 º lugar – JAMIL GAVA- NOVA VENÉCIA
10 º lugar – VALMIR QUINELATO – NOVA VENÉCIA
11 º lugar – JOSÉ CAPUCHO I – NOVA VENÉCIA
12 º lugar – GILMAR DOS SANTOS – SÃO GABRIEL DA PALHA
13 º lugar – HELVÉCIO A. DARÓS – NOVA VENÉCIA
14 º lugar – SEBASTIÃO BASTIANELLO – NOVA VENÉCIA
15º EDMAR GOMES – VILA VALÉRIO
16 º lugar – GILMAR VALANI – NOVA VENÉCIA
17 º lugar – EDGAR BASTIANELLO – NOVA VENÉCIA
18 º lugar – AILTON HENKE BRIEL – NOVA VENÉCIA
19º lugar -BRUNO PILON BASTIANELLO – NOVA VENÉCIA
20 º lugar – ODAIR PARTELLI – NOVA VENÉCIA
O Concurso
VII Concurso Conilon De Excelência Cooabriel – Safra 2010
Comemoração 75 Anos das Empresas Tristão
Realização: Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
Data: 17/09/2010 Local: São Gabriel da Palha Hora: 8h30m
O Concurso “Conilon de Excelência Cooabriel”, é promovido anualmente pela Cooabriel, com objetivo de identificar, incentivar e premiar os sócios com produção de café Conilon de excelente qualidade, que apresentam características físicas e sensoriais especiais e que demonstram os cuidados do produtor durante a fase de preparo do café. É destinado aos sócios ativos da Cooabriel, como uma das ações de incentivo à melhoria da qualidade do café Conilon produzido na área de ação da Cooperativa.
O VII concurso vai distribuir o equivalente a 177 sacas de café em prêmios aos 20 vencedores dos melhores lotes de cafés da variedade Conilon da safra 2010. O volume mínimo de cada lote será de 20 sacas padronizadas (1.200 kg líquidos) e máximo de 320 sacas padronizadas (19.200kg líquidos), da safra collhida no ano de 2010, sendo vetada a inscrição de cafés ligados.
Público : Cafeicultores sócios da Cooabriel participantes do Concurso, colaboradores, autoridades, empresários da cafeicultura, órgãos de fomento.
No evento de entrega da premiação, além de Jonice Tristão, também serão homenageados por sua atuação em favor da produção e da qualidade do café Conilon capixaba Eduardo Glazar, já falecido, e Dário Martinelli. A solenidade é considerada um ato de reconhecimento às décadas de trabalho desses três grandes homens em favor do mercado cafeeiro capixaba.