Cafeicultura brasileira ainda tem muitos desvios

21 de setembro de 2009 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

21/09 – A Agenda Estratégica do Café é o tema abordado no artigo do presidente da Associação Paranaense de Cafeicultores e mais novo colunista do Portal Agrolink, Ricardo Gonçalves Strenger. Ele faz uma importante análise do item 08 da Agenda, intitulado “Exportação de Café Industrializado”, destacando que esta norteará importantes passos políticos e econômicos da cafeicultura brasileira.


Strenger fala – com referência ao descrito no subitem “C” do Sumário Executivo – da preocupação com as medidas já definidas, como a “importação de café em regime de Drawback”. O colunista diz que a utilização deste tipo de mecanismos só serve para as indústrias agregarem valor ao produto, mas apenas de forma tributária. “Tudo nos leva a crer que direta ou indiretamente, o sentido de todas estas ações é de propiciar a total quebra do cafeicultor brasileiro”, enfatiza.


A reativação da Associação Brasileira de Café Arábica (ABCA) é apontada por Strenger como uma forma de defesa da “perversa globalização” que atinge o setor da cafeicultura. “Precisamos defender o Conillon e o Arábica, brasileiros, contra os inimigos da cafeicultura”, assegura. Acompanhe o debate sobre o tema nas colunas “Agenda do Mal – Capítulo 1” e “Bomba”.  As informações partem do Agrolink.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.