Gazeta Online
Acontece a partir desta terça-feira (27) até quinta (29), um curso de capacitação para cafeicultores de Vila Pavão sobre a cultura do café Conilon. Os trabalhos acontecem entre 8 e 17 horas, na unidade de treinamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com a participação de 20 produtores de base familiar.
Nos três dias serão discutidos temas relacionados à melhoria da qualidade da produção e à promoção do associativismo entre os produtores. “Organizados em associações ou em cooperativas os produtores têm mais condições para desenvolver a cafeicultura. Em grupo é mais prático negociar benfeitorias conjuntas, como o repasse de equipamentos e crédito de financiamento”, destaca o técnico em agropecuária do Incaper em Vila Pavão, Wantuil Cordeiro.
Durante as capacitações teóricas, serão abordadas a promoção do associativismo e as técnicas de colheita, secagem, beneficiamento, classificação e degustação do café. Na parte prática, os participantes vão acompanhar a condução de trabalhos de adubação e irrigação automatizada nos cafezais e a renovação das lavouras com as variedades melhoradas geneticamente.
A cafeicultura de Conilon é a atividade mais importante da economia de Vila Pavão. O café está presente em 90% das propriedades rurais, com aproximadamente 10,5 mil hectares ocupados, e na última safra, a produtividade média do município foi de 25 sacas/ha.