Em um movimento encabeçado por sindicatos de cafeicultores, estes estão pedindo a renuncia do Secretario de Produção do Mapa, os cafeicultores demonstram sua insatisfação com a atuação do Sr Manoel Vicente F. Bertone (Foto), no cargo de Secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura.
Bertone, ex-presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), era o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Garça (Garcafé) quando a mesma encerrou suas atividades em meio a escândalos e dívidas.
Em suas alegações os cafeicultores que assinam a carta aberta, alegam que Bertone esta defendo seus interesses e não os da cafeicultura, na frente da Secretaria de Produção e Agroenergia do Mapa.
Vejam abaixo a carta na integra.
Estamos indignados com a morosidade das decisões, da esfera governamental, na decisão das renegociações das dividas da cafeicultura, que de acordo com as preconizações da Carta de Varginha, do Movimento S.O.S CAFEICULTURA, de 16 de março do corrente ano, deveria ser tudo aprovado antes do inicio da safra, onde o próprio Presidente do CNC, Sr Gilson Ximenes tinha imposto até o final de março, próximo passado uma definição mas, a safra entra por horas à dentro e as decisões não ocorreram convergindo numa situação de indefinições que caracteriza algo muito estranho.
O que está acontecendo? Porque nada anda? Quais são os reais interesses?
Quem está comandando essa orquestra de musicas totalmente contra os cafeicultores e a economia popular?
Será o comércio exportador que tem coesão e dinheiro para um loby? Tem gente com interesses escusos? Pois, ocorrem tantas e tantas acusações de corrupções lá do lado de Brasília, que nos deixam desconfiados que a nossa cafeicultura está metida num lamaçal de corruptos e incompetentes, como pode a Colômbia estar vendendo café pelo dobro do preço do Brasil ?
E também somos produtores de arábica de qualidade tão boa ou superior ao Café Colombiano? Porque aprovam LEC/FAC com limites de até R$ 20 milhões de reais favorecendo inclusive firmas poderosas em detrimento dos cafeicultores?
Porque as opções saíram todas erradas em épocas visando fragmentar ainda mais a produção?
Porque o grupo de trabalho deixa de discutir as dividas, para discutir PIS E FINSOCIAL, visando interesses de uma determinada cooperativa onde o seu representante que faz parte do grupo de trabalho, em Brasília, priorizou o PIS E FINSOCIAL mostrando claramente que essa cooperativa “Esta se Lixando” para os produtores?
Porque o preço mínimo ficou muito abaixo do custo de produção, é para favorecer quem? Como a Conab pode calcular um custo tão defasado, com tantos técnicos recebendo salários do erário publico com os impostos dos contribuintes, inclusive dos cafeicultores?
Porque o Ministro da Agricultura anuncia valores tais e depois seus subalternos alteram os valores por conta própria mostrando um total mando e desmando? Porque o Sr Bertoni quer tirar do grupo de trabalho os assuntos referentes as negociações da dividas de Funcafé, R.O.; R.L; CPRs e outros e está fazendo o possível e impossível para atrasar a negociação?
Porque o Sr Silas Brasileiro, ex-diretor executivo do Ministério da Agricultura, num gesto total de impatriotismo e ingratidão fez declarações publicas na abertura do ultimo Fenicafé, em Araguari, se opondo contra as negociações das dividas dos cafeicultores e outros?
Agora, em plena safra nada resolvido e vamos repetir as palavras do Dep. Carlos Melles; “Vamos dar mais uma safra de graça”.
Para o Sr Bertoni, que vem agindo de maneira totalmente oposta ao setor produtivo, estamos pedindo sua renuncia o mais rápido possível, pois já quebrou uma cooperativa de café e está querendo quebrar toda a cafeicultura.
Fora Sr Bertoni, chega de manar nas tetas do governo e quem sabe de outras tetas.? Sai daí e dê seu lugar para outro mais capacitado e patriota. Conclamamos em nome dos Cafeicultores Sindicalizados a Renuncia Imediata do Sr Bertoni.
SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE BOA ESPERANÇA – EXTENSÃO DE BASE DE CAMPO DO MEIO – MG.
SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE ALTINÓPOLIS – SP.
SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE GUAPÉ – MG.
REPRESENTANTE DOS CAFEICULTORES DE COROMANDEL – MG.
SILVIO MARCOS ALTRÃO NISIZAKI