04/10/2013
Brasília, 04 – Lideranças dos cafeicultores pediram ao governo federal na quinta-feira, 03, que o pacote de medidas de apoio ao setor para a safra 2014/15 assegure a realização de leilões de contratos de opções de venda, para sinalizar a possibilidade de retirada do mercado de 5 milhões de sacas de café. Esta foi uma das reivindicações apresentadas pelos produtores ao secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, que responde interinamente pela Secretaria de Produção e Agroenergia, e ao diretor do Departamento do Café, Jânio Zeferino da Silva.
Em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, Jânio Zeferino afirmou que a reivindicação do setor será analisada pelo governo na definição do programa de apoio para a próxima safra, que será discutido com antecedência com todos os segmentos. Ele explicou que naturalmente o governo leva em consideração as reivindicações dos produtores, “que são o elo mais fraco da cadeia”.
Na reunião, os produtores também pediram o alongamento do prazo de reembolso dos financiamentos de estocagem de café de 12 para 24 meses. Jânio Zeferino disse que a proposta será analisada pelo governo e deverá passar também pelo crivo do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) e aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN), pois implica remanejamento de recursos.
Fonte: Agência Estado