COMUNICADO DE URGÊNCIA
CAFEICULTORES EM ALERTA MAXÍMO!!!
Atenção cafeicultores de todo o Brasil o titulo demonstra sem nenhum exagero que nossa luta por uma cafeicultura forte e digna está longe de terminar, e infelizmente se transformou em uma guerra de interesses. E nós cafeicultores não devemos nos acovardar e muito menos nos envergonhar por sermos soldados desta guerra, pois para nós, esta é uma guerra justa e limpa onde defendemos a bandeira que foi hasteada no dia 16/03/2009 NA MARCHA DE VARGINHA. Bandeira representada pela CARTA DE VARGINHA onde consta todos os nossos anseios e nossa reivindicações, que são os pontos cruciais para garantirmos o nosso direito de continuar a produzir um bom café, sendo este vendido a um preço justo tanto pelo mercado interno como no mercado internacional, propiciando assim a sobrevivência de nossas famílias, agregados e de toda atividade com dignidade.
Assim CAFEICULTORES DE TODO O BRASIL façamos uma cobrança maciça convocando todas as COOPERATIVAS, SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES E DEMAIS REPRESENTANTES LEGAIS DOS CAFEICULTORES, para que estes cobrem explicitamente de nossos representantes junto ao grupo de trabalho, os Srs. Breno Mesquita (CNA), Renato Paiva (Cooperativas de crédito) e Lucio de Araújo Dias (COOXUPE) um posicionamento firme e claro quanto ao endividamento crônico da cafeicultura nacional, e que as soluções apresentadas e discutidas pelo grupo corresponda aos nossos pleitos descritos na CARTA DE VARGINHA.
Caros representantes, nós cafeicultores estaremos em alerta máximo com o grupo de trabalho, analisando todos os passos tomados e todas as decisões à serem tomadas pelos membros deste grupo com relação ao endividamento e conseqüentemente a elevação do preço do café. Pois estes, são os pontos cruciais para que nós cafeicultores possamos continuar na atividade produzindo o café para quitarmos as dividas do passado, do presente e as do futuro. Sem a solução do endividamento nada do que foi conquistado ate o momento (preço mínimo, leilões de opção) terá efeito para sustentar o cafeicultor na atividade. Vossas Senhorias são sabedores desta condição!
Entretanto, em toda guerra existe o lado sujo, e é de nosso conhecimento que alguns dirigentes de uma determinada Cooperativa que representa milhares de cafeicultores esta se posicionando contra as discussões do endividamento e da falta de política para a elevação dos preços do café, junto ao grupo de trabalho.
A estes dirigentes, gostaria de lembrá-los que até pouco tempo vossas senhorias marcharam ao nosso lado em Varginha como aliados de nossas causas. Hoje, se transformam em inimigos do presente, uma traição para defender interesses de poucos, e que se sobrepõem as necessidades da maioria esmagadora.
Para estes e outros que nos representam, e que possam querer se aventurar neste mesmo caminho de traição para com seus pares, avisamos que:
“Nossos ânimos como cafeicultores nunca serão abatidos por sermos traídos. Pois, a traição é uma arma que normalmente só se utiliza dela: Os covardes, Fracos, Inseguros e destituídos de caráter.” Assim, vossas senhorias com tantas desqualificações não nos representarão por muito tempo, serão expostas publicamente a vergonha, responderão legalmente pelos seus atos e moralmente pela sua consciência.
Sendo assim Cafeicultores e representantes da cafeicultura Nacional, estaremos de olhos bem abertos em direção aos nossos representantes da iniciativa privada:
Sr. Breno Mesquita: (CNA/FAEMG)- presenciou, apoiou e marchou no SOS café
Sr. Renato Paiva: (Cooperativas de Crédito) – presenciou, apoiou e marchou no SOS café
Sr. Lucio de Araújo Dias: (COOXUPE/CNC) – presenciou, apoiou e marchou no SOS café
Nós cafeicultores seremos implacáveis com traidores, não haverá segunda chance!!
CAFEICULTORES BRASILEIROS
Sindicato dos Produtores Rurais de Altinópolis – SP
Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio da Alegria – SP
Sindicato dos Produtores Rurais de Guapé – MG
Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança
Sindicato do Produtores Rurais de Campo do Meio – MG
Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Belo – MG
Sindicato dos Produtores Rurais de Cristina – MG
Sindicato dos Produtores Rurais de Soledade de Minas – MG
Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo de Minas – MG
Sindicato dos Produtores Rurais de Pedralva – MG
Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Rita do Sapucai – MG
Sindicato dos Produtores Rurais de Ilicinea – MG
Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Gerais – MG
Sindicato dos Produtores Rurais de Coqueiral – MG
Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo da Cachoeira – MG
REPRESENTANTE DOS CAFEICULTORES DE COROMANDEL – MG.
SILVIO MARCOS ALTRÃO NISIZAKI
Fonte: Sind. Rural de Boa Esperança-MG