Cafeicultores do sul de Minas participam de Audiência Pública em Brasília

23/06/2009 – Produtores de café e autoridades políticas do sul de Minas já começam a se deslocar para Brasília, onde acontece a Audiência Pública Conjunta das Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, a partir das 14h 30. Entre as autoridades, Luciana Mendonça, prefeita de Três Pontas, secretários de governo e vereadores da Câmara trenspontana. O presidente da Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas), Francisco Miranda, também já está a caminho de Brasília, bem como os presidentes da Unicoop (União Cooperativa Agropecuária do Sul de Minas), Minas Sul (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha) e das principais cooperativas de café do Brasil.


O objetivo da audiência é discutir e buscar soluções para a crise da cafeicultura, como custo de produção, programa de opções públicas, preço mínimo da saca, endividamento do setor e proposta para uma nova governança da cafeicultura brasileira. O requerimento para a Audiência Pública Conjunta foi feito pelos deputados federais Carlos Melles, presidente da Frente Parlamentar do Café, e Fábio Souto, Presidente da Comissão de Agricultura na Câmara.


Gilson Ximenes, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), em seu discurso na abertura da Expocafé, disse que a audiência será mais uma oportunidade para “tentar convencer os Ministros da Agricultura e da Fazenda sobre a situação crítica da cafeicultura nacional”.


Além de Reinhold Stephanes e Guido Mantega, respectivamente ministros da Agricultura e da Fazenda, foram convidados a participar da Audiência Pública a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura; Gilson Ximenes, presidente do Conselho Nacional do Café; Luis Carlos Guedes Pinto, vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil; Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, diretor-presidente do Bancoob; Fábio Colletti Barbosa, presidente da Febraban; André Pessoa, sócio-diretor da Agroconsult; Gilman Viana Rodrigues, secretário de Agricultura de Minas Gerais; Paulo Rabelo de Castro, diretor-presidente da SR Rating; Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros, coordenador científico do Cepea/Esalq; Alberto Ercílio Broch, presidente da Contag; Elisângela dos Santos Araújo, coordenadora geral Fetraf-Brasil; e João Sampaio, secretário de Agricultura do Estado de São Paulo.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.