09/04/2013
Lima, 08 – Os cafeicultores no Peru estão pedindo ao governo uma ajuda de 320 milhões de soles (US$ 125 milhões) para os produtores cujas lavouras foram afetadas pela ferrugem.
A Câmara Nacional do Café quer 280 milhões de soles para substituir as plantas que foram mortas pela doença, disse o presidente da associação, Anner Roman. Os recursos seriam usados para importar plantas mais resistentes ao fungo roya, que causa a ferrugem. Os 40 milhões de soles restantes seriam usados para salvar as lavouras que ainda não foram totalmente destruídas pela doença, disse Roman.
Por causa do surto de ferrugem, a associação reduziu em fevereiro sua estimativa para a produção do país este ano, de 7,5 milhões para 6 milhões de quintals (sacas de 46 quilos). O Peru é um dos 10 principais produtores de café do mundo.
Segundo a câmara, o surto se deve a mudanças climáticas e ao uso inadequado de fertilizantes. ‘Pedimos ao governo que declare estado de emergência, mas ainda não obtivemos resposta’, disse Roman. As informações são da Dow Jones.