O café, principal cultura e atividade agrícola do município de Aracruz, foi tema do minicurso “Café com Qualidade – Colheita e Pós-colheita”, realizado nesta terça-feira (02/04), para 40 cafeicultores dos distritos de Guaraná e Jacupemba. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), aconteceu no auditório da Unidade de Saúde de Jacupemba.
Na abertura do evento, o vice-prefeito, Anderson Segatto Ghidetti, enfatizou que “Aracruz está bem acima da média estadual na produção de café Conilon e, para melhorar e fomentar a produção agrícola, principalmente das famílias que vivem da agricultura familiar, estamos buscando o melhoramento das estradas vicinais para facilitar o escoamento da produção; viabilizando recursos para alavancar a aquicultura e pesca, áreas que estavam estagnadas no município; buscando parcerias para a aquisição de máquinas agrícolas; projetos para transporte de calcário, inúmeras ações para dar suporte e incentivo ao cafeicultor na sua produtividade.”
O secretário Municipal de Agricultura, Almir Vianna, relatou que a produção agrícola do município tem atingido bons resultados. “A nossa cafeicultura se destaca pela excelente produtividade alcançada pelos agricultores da nossa região, pela genética de ponta que é aplicada, mas estamos perdendo em qualidade e peso. Por isso, vimos a necessidade de desenvolver esse curso para incentivar a rentabilidade na produção e descobrir o que estamos perdendo na colheita, pós-colheita, especialmente na secagem do nosso café.”
No minicurso, os temas abordados foram: as tendências do mercado interno e externo de café; procedências, causas e formas de evitar defeitos na produção de café, enfatizando o processo de colheita e pós-colheita; alternativas de secagem e beneficiamento em terreiro coberto e secador, para agregar valor ao café de qualidade; e linhas de crédito para investimentos em cafeicultura.
O superintendente do CETCAF, Frederico de Almeida Daher e o engenheiro agrônomo do Incaper/CETCAF, Marcos Moulin Teixeira, destacaram a importância da temática apresentada. “Hoje, o agricultor tem que sair de sua propriedade para agregar conhecimento, entender como colher e processar corretamente o grão para manter uma boa qualidade, evitando perdas de peso e agregando o aumento de consumo do produto. O cafeicultor tem se preocupado muito com o preço e esquecido da problemática da colheita, pós-colheita e pós-secagem.” Os palestrantes distribuíram materiais didáticos abordando os temas “Café de Qualidade” e “Agregação de Valor. Produzindo Café de Qualidade Superior”, na colheita e pós-colheita.
Na oportunidade, os cafeicultores fizeram uma visita técnica às estruturas de secagem, beneficiamento e armazenamento do café, na propriedade de Rubens Vieira Ribeiro, localizada em Córrego São João. Trabalhando há mais de 20 anos com a cultura do café, o produtor destaca que é preciso evitar grandes desperdícios fazendo a colheita na hora correta, pois antecipando este período o café fica mais leve, com uma qualidade ruim. “Apesar de entendermos esse processo, quando especialistas apresentam os resultados em números fica mais fácil entender que o conhecimento deve que ser praticado, afinal, colher na hora certa melhora o peso, a qualidade do grão e também o preço. Perdemos até 12% da produção entre a etapa da colheita e secagem, quando feitas de forma incorreta.” Logo após, os agricultores aprenderam sobre o preparo do café torrado e moído e fizeram a “prova cega” para identificar diferentes tipos de café.
Também estiveram presentes no evento os vereadores Adeir Antônio Lozer, Carlos Alberto Loureiro Vieira e Lúcio Zanol, o presidente do Sindicato Rural de Aracruz, Paulo Sérgio Barcelos Pimentel, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Márcia Bobbio, representando o Incaper Aracruz, Rafael Vieira Azevedo, o chefe Regional do Incaper, Geraldo Mendes, o gerente de Relacionamento Rural do Bandes, Paulo Sérgio Federichi e os agentes de Desenvolvimento Rural do Incaper, Wathaanderson de Souza Rocha e Odair Braido.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Valda Ravani