O selo reconhece a especificidade do café de uma região, que possui características que só podem ser obtidas nesse local
24/03/2017 – As peculiaridades do café do Cerrado Mineiro serão apresentadas para os europeus, durante a World of Coffee”, feira global de café em Budapeste na Hungria. No evento, a Federação de Cafeicultores do Cerrado irá lançar a denominação de origem do café dessa região, primeira área a conquistar uma certificação de origem do café no Brasil.
Este selo reconhece a especificidade do café de uma região, que possui características que só podem ser obtidas nesse local. Conhecido como terroir, esse tipo de certificação leva em consideração o solo, clima, relevo, altitude, manejo, entre outros fatores que resultam em um produto com sabor diferenciado.
Além disso, a região também possui a Indicação Geográfica para café no país, concedida na modalidade Indicação de Procedência, que atesta a sua origem. Dessa forma, o comprador tem certeza que está adquirindo um produto com características próprias.
Antes do evento na Hungria, no dia 25 de março, em Minas Gerais, os cafeicultores se reunirão para apresentar a “Missão Região do Cerrado Mineiro – World of Coffee – Budapeste Hungria. O reconhecimento internacional pela Denominação de Origem deve agregar valor ao produto da região, como acontece com muitos dos produtores do velho continente.
FONTE: Globo Rural