O presidente da Comissão Técnica de Café da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Breno Pereira de Mesquita, disse que os cafeicultores pediram empenho do governo estadual, junto à União, para liberação de novos recursos para resgatar a renda do produtor, através da formação de estoques reguladores.
Na última segunda-feira (28-11) um grupo de cafeicultores de várias regiões do Estado entregaram um documento contendo o diagnóstico da situação vivida pelo setor com a desvalorização do café ao governador Aécio Neves. Entre as as sugestões apresentadas, Mesquita destacou a opção de venda do café, com o governo oferecendo cerca de R$ 1 bilhão para se tirar cerca de cinco milhões de sacas do mercado. “Desse modo teremos como administrar a entrada dessa produção do mercado, de forma a ter mecanismos para administrar os preços do café“, avaliou.
Outro recurso apontado por Mesquita como eficiente seria a previsão do orçamento de dois anos para a cafeicultura. “Assim o produtor saberia quais recursos teria, seria mais fácil administrar e se programar”, destacou. Segundo Mesquita, o governador solicitou um plano técnico para poder avaliar o que pode ser feito. “Ele sinalizou estar sensível aos problemas enfrentados pelo setor e aguarda apenas essas informações para tomar as devidas providências”, explicou.