20/05/2009 – O Conilon Vitória é uma variedade de café melhorada geneticamente, que, de acordo com o Incaper, combina menor custo e alta produtividade. Ela dispensa irrigação e foi implantada no sul do Espírito Santo há três anos, quando lavradores receberam treinamento e mudas para iniciar o plantio.
E é agora que eles começam a ver os resultados. A primeira colheita do “Vitória” começou há 10 dias na região. “Eu nunca imaginei que poderia colher tanto café no meu terreno, é cinco vezes mais do que eu colhi no ano passado.
Tenho uma riqueza aqui no meu quintal e já estou até planejando comprar um carro, graças à fartura”, disse o produtor Odair Martins.A variedade já apresenta bons resultados na região norte do Estado.
Foi inspirado no sucesso por lá que o incaper decidiu aplicar a novidade também por aqui. “Trouxemos a idéia e tivemos boa recepção. Tem muita gente que já está trabalhando com o Conilon Vitória por aqui. E isso vai se refletir no geral. Até o ano passado, a nossa média era de 30 sacas colhidas por hectare.
Agora, a expectativa é de que chegue a 145 sacas por hectare”, afirma Paulo Schalders, engenheiro agrônomo do Incaper. A idéia do Instituto é investir agora na qualidade dos grãos para que o produto adquira competitividade no mercado.