A premiação aconteceu nesta quarta-feira (dia 16), em Muriaé, e teve 25 vencedores em três categorias.
BELO HORIZONTE (16/10/24) – A premiação do XXIII Concurso Regional de Qualidade de Café das Matas de Minas – Região de Muriaé aconteceu na última quarta-feira (dia 16), de manhã, na Chácara do Adelmo, em Muriaé.
A presença feminina foi destaque no concurso que teve como ganhadoras as produtoras Elica Aparecida Venancio (São Sebastião da Vargem Alegre), na categoria Terras Altas (acima de 900 m), e Claudiana Medeiros Lacerda (Espera Feliz), na categoria Cereja Descascado.
Claudiana também foi homenageada como Cafeicultura de Destaque, por atingir a maior nota entre as produtoras, com uma pontuação de 88,17 pontos, e recebeu ainda a premiação destaque Certifica Minas Café.
Já o cafeicultor Pedro Henrique Scolarick, de Caiana, foi o grande vencedor na categoria Terra Baixas (altitude inferior a 900 metros).
O Concurso de Qualidade do Café das Matas de Minas – Região de Muriaé – 2024 contou com 391 amostras inscritas. Os participantes são cafeicultores e familiares, cuja residência ou propriedade estão nos municípios da área de abrangência da Uregi Muriaé: Antônio Prado de Minas, Caiana, Carangola, Divino, Espera Feliz, Eugenópolis, Faria Lemos, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Pedra Dourada, Rosário da Limeira, São Francisco do Glória, Tombos, Vieiras e também os municípios de Miraí e São Sebastião da Vargem Alegre.
Valorização dos cafés campeões
“O concurso desperta um grande interesse dos cafeicultores da região, pois vemos que os vencedores têm uma valorização de seus cafés e podem vender a produção por um valor mais alto que a cotação média do mercado”, argumenta o coordenador regional da Emater-MG, Rodrigo Couto.
Este ano, a premiação teve três etapas. A primeira etapa consistiu na recepção, separação por categoria (café natural de terras altas, café natural de terras baixas e café cereja descascado), codificação, beneficiamento, determinação da umidade.
Na segunda, houve a prova de xícara, separada por categorias, de todas as amostras classificadas na etapa anterior. Já na terceira etapa (ranking), ocorreu a prova de xícara das melhores amostras classificadas na etapa anterior, separadas por categoria.
Daí foram selecionadas as 20 melhores amostras de café natural (10 de Terras Baixas e 10 de Terras Altas) e as cinco melhores amostras de Cereja Descascado.
Vencedores
Na Categoria Terras Baixas (até 900 metros), também figuram nas primeiras posições Nelcilio Donádio de Oliveira (2º Lugar/Caiana) e Márcia Creton Reduzino (3º Lugar/Caiana).
Weber Teixeira de Lacerda e Altilina Evaristo Barbosa Lacerda, ambos de Espera Feliz, foram o segundo e terceiro colocados, na categoria Terras Altas.
Os ganhadores na categoria Cereja Descascado traz ainda Ademir Lacerda (Espera Feliz/2º Lugar), Silvânia Lacerda (Espera Feliz/3º Lugar), Joelma Abreu (Espera Feliz/4º Lugar) e Amanda Lacerda (Espera Feliz/5º Lugar).
“O concurso regional é uma porta de entrada para outras premiações do ramo, pois muitos de nossos ganhadores acabam participando e se destacando de outros concursos como fez o pessoal de Espera Feliz no Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais”, comenta Rodrigo.
Ao fim do concurso, todos concorrentes recebem um certificado de participação cas notas de suas amostras. O Concurso Regional de Qualidade de Café das Matas de Minas – Região de Muriaé 2024 é promovido pelo Governo de Minas por meio da Emater-MG, tendo como parceiros Sicoop, Opção Agro, prefeituras municipais e sindicatos do setor.
Lista completa dos ganhadores:
Categoria Terras Baixas (até 900 metros de altitude)
1º Lugar – Pedro Henrique Scolarick – Caiana
2º Lugar – Nelcilio Donádio De Oliveira – Caiana
3º Lugar – Márcia Creton Reduzino – Caiana
4º Lugar – Fabio Ii Ferreira Pedrosa – São Francisco Do Gloria
5º Lugar – Fabiana Maria Fava Machado – Faria Lemos
6º Lugar – Edmar Seabra Ramos – Eugenópolis
7º Lugar – Natália Guilherme De Souza – Fervedouro
8º Lugar – Gilberto Finote – Caiana
9º Lugar – Clarismindo José Pinto Neto – São Sebastião Da Vargem Alegre
10º Lugar – Frederico Robson De Souza – Fervedouro
Categoria Terras Altas (acima de 900 metros):
1º Lugar – Elica Aparecida Venancio – São Sebastião da Vargem Alegre
2º Lugar – Weber Teixeira De Lacerda – Espera Feliz
3º Lugar – Altilina Evaristo Barbosa Lacerda – Espera Feliz
4º Lugar – Onofre Alves De Lacerda – Espera Feliz
5º Lugar – Luiz Gustavo Mendes Da Silva Queiroz – Divino
6º Lugar – Lilia Maria Da Silva Santos – Vieiras
7º Lugar – Máuria Gomes Fazio Protázio – Espera Feliz
8º Lugar – Josimar Protasio Gomes – Espera Feliz
9º Lugar – Altair Lino De Souza – Pedra Dourada
10º Lugar – Adriano De Sales Faria – Divino
Categoria Cereja Descascado:
1º Lugar – Claudiana Medeiros Lacerda – Espera Feliz
2º Lugar –– Ademir Abreu De Lacerda – Espera Feliz
3º Lugar – Silvânia Teixeira De Lacerda – Espera Feliz
4º Lugar – Joelma Protázio Abreu – Espera Feliz
5º Lugar – Amanda Evaristo Lacerda – Espera Feliz
Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura