Hanói, 10 – O Vietnã planeja reestruturar a estatal Vinacafe para manter sua posição como maior companhia exportadora do país e torná-la a maior produtora de café até 2010, afirmou um representante da indústria nesta sexta-feira. O país é um dos maiores produtores mundiais do grão.
O governo do Vietnã apoiará a Vinacafe monetariamente, afirmou o vice-presidente da Associação de Café do Vietnã (Vicofa), Doan Trieu Nhan. “Atualmente, as exportações da Vinacafe respondem por 25% das vendas do país. Sua participação deve crescer para cerca de 40% até 2010”, disse Nhan.
A companhia aumentará suas unidades de comércio além de investir em produtores independentes para comprar grãos de café deles. Ela também poderá aumentar a produção e controlá-la ao invés de reduzir as áreas de cultivo.
As exportações de café do Vietnã na safra 2005/06, que vai de outubro a setembro, devem cair 12,5% no ano, para 10,5 milhões de sacas (60 kg) devido à seca, acrescentou Nhan.
Sob o programa de reforma do Banco Mundial para reestruturar o setor vietnamita até 2010, a Vinacafe, que tem dezenas de unidades, incluindo fazendas, plantas de produção instantânea e de comércio, empresas de irrigação e outras bases, venderá parte de suas operações não rentáveis nos próximos anos.
O país tem 500.000 hectares semeados com café, mas apenas 23.000 hectares são destinados ao arábica – mais caro. O conillon é plantado em 20.000 hectares.
A Vinacafe também venderá 3.000 hectares de propriedades de baixa produtividade, então, poderá ser tornar mais competitiva até 2010, quando as empresas vietnamitas ficarão mais fortes”, disse Nhan. As informações são da Dow Jones.