03/10/2013
HANÓI, 3 Out (Reuters) – O Vietnã prometeu relaxar os procedimentos para realizar os reembolsos dos impostos sobre as exportações de café, borracha e cacau, disseram nesta quinta-feira dois operadores que participaram de uma reunião sobre o assunto.
Os procedimentos de reembolso têm atrasado os carregamentos no país devido a atrasos no processamento dos pedidos de reembolso, acrescentaram.
Embora o governo não tenha atendido pedidos para retirar o imposto de 5 por cento sobre o valor agregado dos produtos (VAT, na sigla em inglês) para evitar atrasos ligados a casos de pedidos fraudulentos de reembolso, a medida pode ajudar a restaurar as exportações durante a temporada da nova safra, que começou neste mês.
Funcionários do governo não foram imediatamente encontrados para comentar sobre o assunto.
Restrições da oferta no Vietnã não conseguiram sustentar os preços dos futuros do robusta em Londres, sugerindo que o mercado está mais preocupado com as perspectivas de uma safra recorde do maior produtor mundial da variedade utilizada principalmente em cafés solúveis.
O Vietnã deve exportar de 50 a 60 mil toneladas (0,83 a 1 milhão de sacas) de café neste mês, menor nível para o país desde outubro de 2011, disseram operadores nesta quinta-feira.
As exportações de janeiro a outubro caíram 22 por cento ante o ano anterior, para 2,23 bilhões de dólares, mostraram dados do governo.
“Eles têm que decidir como lidar com esse problema sobre o VAT”, disse um operador em Cingapura que negocia café robusta do Vietnã e da Indonésia. “Os exportadores não querem comprar grãos do Vietnã porque eles não têm certeza se conseguirão obter o reembolso do VAT.”
(Reportagem de Ho Binh Minh)