Café Utam adota postura competitiva para o mercado de single cup coffee

A empresa, que entrou para o mercado de cápsulas no grande varejo em 2013, avalia sua performance e pioneirismo em trazer para o Brasil cápsulas com cafés de diversas origens para atender ao paladar brasileiro.

25 de junho de 2014 | Sem comentários Consumo Torrefação

Ribeirão Preto (SP), 24 de junho de 2014 – Após um ano do lançamento de sua linha completa de café em cápsulas monodoses, a Café Utam participa da Fispal Café, em São Paulo (SP), de 24 a 27 de junho – evento simultâneo à Fispal Food Service (Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar) – maior feira do setor na América Latina. Durante a feira, a Utam apresenta o portfolio de uma linha Premium em single cup coffee: a Utam Uno – com seis sabores: Gourmet, Classic, Extraforte, Descafeinado, Intenso e Borboun.

A Fispal Café acontece num momento oportuno para a Utam: às vésperas de completar 45 anos – fase de balanço e mensuração de resultados – em que a empresa, 100% brasileira, amplia sua área de atuação e sua fixação como marca de café de qualidade e inovação em diferentes regiões do país e se prepara para anunciar novas metas e diretrizes em breve.

Em toda sua trajetória de atuação, um dos traços marcantes do DNA da Utam sempre foi o pioneirismo. Esse mesmo perfil foi atribuído à linha Utam Uno – uma série de produtos que zelam por oferecer ao mercado nacional cápsulas que destoam do conceito genérico das concorrentes encontradas nas gôndolas do país.

Segundo a equipe diretiva da empresa, a linha foi criada para comercializar um café que garanta praticidade ao consumidor, mas com qualidade e, principalmente para trazer blends exclusivos, de forma a atender ao paladar brasileiro. Estes blends são formados por grãos selecionados em diversos países, ou seja, com diferentes origens de café – todos produzidos na Europa, mas usando toda expertise de sua parceira Kaffa Café. As são produzidas em Portugal, especialmente para a Utam – após uma parceria entre as duas empresas.

“Lançamos a linha Utam Uno num momento de muita maturidade no segmento café. Por conta disso, adotamos uma operação estratégica, embasada em sérios e criteriosos estudos e o resultado tem sido colhido de forma gradual e muito sustentável”, anuncia a diretora da empresa, Ana Carolina Soares de Carvalho. A executiva avalia que a Utam está à frente de várias empresas no Brasil que já trabalham com cápsulas justamente por ter criado uma linha com blends exclusivos. “Antes de incrementarmos nosso portfolio, buscamos integrar o que já tínhamos conquistado como marca com o knowhow internacional. O objetivo foi atender ao nosso mercado com o que há de melhor no mundo, trazendo grandes parceiros para o Brasil, o que agrega não só valor à nossa marca, mas também à nossa economia”, completa.

O trabalho realizado pela Utam nesse primeiro ano no mercado de monodoses atraiu a Kaffa Café a instalar sua sede no Brasil em frente à matriz da Utam, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A Kaffa é considerada um dos mais importantes players em Portugal e na Europa no processo de fabricação de cápsulas de café. A nova planta fabril da empresa portuguesa no Brasil iniciará suas atividades em breve, o que permitirá ainda mais proximidade entre as duas companhias.

Linha Utam Uno

A Café Utam tem investido pesado para implementar a sua nova linha – marcada por valores que conceituam produtos modernos e exclusivos e que compreendem as principais tendências de alimentação: sensorialidade, prazer, conveniência e praticidade.

A Linha Utam Uno é compatível com a máquina Utam Uno, que foi também lançada em 2013 e com máquinas Máquinas Nespresso.

“Desde o ano passado, a Utam tem apostado no mercado single cup coffee e criou uma linha para ser posicionada como Premium, que foi muito bem aceita pelo nosso público.

Por isso, resolvemos investir em sua ampliação para atingirmos novos tipos de perfis de consumidores”, explica a diretora da Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

Além de recentemente incrementar o portfolio da linha de monodoses, a companhia apresenta aprimoramentos, adotando novas cápsulas. As mudanças foram aprovadas pela Café Utam em conjunto sua parceira portuguesa, após um intenso período de pesquisas e testes de qualidade.

Atualmente, as cápsulas contam com uma tecnologia mais avançada. O produto, com formato ainda mais anatômico, proporciona menos troca de oxigênio e um melhor encaixe na máquina de café, “o que resulta um café ainda mais saboroso, mantendo as características fiéis de cada blend por muito mais tempo”, acrescenta a diretora Ana Idealizada no final de 1969, com fundação oficial em 1970, a empresa Café Utam está sob domínio acionário do atual grupo gestor desde 1985. Hoje, é liderada, em sua maioria, pela segunda geração da família Júlio Soares e por dois profissionais da primeira

Nestes quase 45 anos de atuação no mercado brasileiro, a Utam adquiriu solidez na região sudeste e tem hoje uma capacidade produtiva de 800 toneladas/mês. A atuação principal da companhia é a torrefação do café, mas possui um portfolio diversificado e atualizado ao perfil dos novos consumidores.

O resultado desta performance é hoje uma atuação em mais de 300 cidades e uma carteira com cerca de 8500 clientes ativos. Pautado por diretrizes de crescimento, o grupo já tinha experiência no setor de café desde a década de 50, com forte atuação no Estado de Minas Gerais. O grupo também se centrou em objetivos concretos, firmando nesta trajetória o compromisso da qualidade de seus produtos e serviços e visou permanecer como uma marca reconhecida e aprovada pelos consumidores, para manter sua posição de empresa líder de mercado.

No mês de maio deste ano, o Rio Grande do Sul entrou para o eixo de comercialização da Café Utam. O Estado é a mais nova área de abrangência para pontos de vendas dos produtos da marca Utam Uno Espresso. A operação faz parte de uma estratégia de expansão da empresa pelo mercado brasileiro. A primeira rede de supermercados do Estado a comercializar os produtos é a Zaffari – tradicional há quase 80 anos e que atualmente conta com 29 lojas no Rio Grande do Sul e uma em São Paulo.

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