Contrato com vencimento em março fechou com valorização de 1,76%, refletindo projeção de déficit na oferta global da próxima safra
As cotações do café voltaram a subir nesta terça-feira na Bolsa de Nova York. Os contratos com vencimento em março fecharam em alta de 1,76%, cotados a 103,90 centavos de dólar por libra-peso. Segundo o analista Nelson Carvalhaes, do Escritório Carvalhaes, o preço do café apresenta recuperação devido à expectativa de uma oferta global deficitária na safra 2005/06. Estima-se que o mundo produza 110 milhões de sacas este ano, contra um consumo previsto de 119 milhões de sacas.
Além disso, os estragos provocados pelo Furacão Stam na América Central também trouxeram nervosismo ao mercado. “As chuvas colaboraram para que as cotações voltassem a níveis corretos, depois da queda brutal verificada nos últimos meses”, afirma Carvalhaes. Para ele, o café deve permanecer em alta nos próximos meses, oscilando entre 105 centavos de dólar e 110 centavos de dólar por libra-peso.