Café também é saudável

16/07/07

Por: Estado de Minas

  “Café também é saúde” é a campanha, lançada no Rio de Janeiro, que será realizada durante todo este mês, sob coordenação da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).    
   
  “Estamos aproveitando o período de férias e a realização dos jogos Pan-Amaericanos’2007, que atraem milhares de turistas e de torcedores de diversos estados e países, para transformar a cidade do Rio na capital do café”, disse Guivan Bueno, presidente da Abic.


A campanha, que vai envolver consumidores, cafeterias, bares e restaurantes, faz parte do Programa Integrado de Marketing (PIM) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), coordenado pelo Departamento do Café da Secretaria de Produção e Agroenergia. Realizada por convênio firmado com a Abic, e com recursos de R$ 680 mil, provenientes do Funcafé (com contrapartida da entidade), a iniciativa tem como proposta aliar esporte, saúde e bem-estar ao café, bebida que, consumida diariamente e de forma moderada (3 a 4 xícaras), pode fazer bem à saúde humana, contribuindo na prevenção de diversas doenças.


“O café deixa as pessoas mais alertas, fisicamente mais dispostas e com o raciocínio mais ágil. Contribui ainda para o controle da obesidade e ajuda na prevenção da depressão, do suicídio, do alcoolismo, da cirrose, do diabetes do adulto (tipo II) e das doenças de Parkinson e Alzheimer”, explica Darcy Lima, PhD em medicina pela Universidade de Londres, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Programa Café e Saúde do ministério.


Durante todo o mês, praias, shoppings e demais locais movimentados serão visitados pela “Equipe Café e Saúde”, que circulará pela cidade a bordo de um ônibus temático, decorado com imagens de esportes como vôlei, natação e atletismo. Formada por 30 jovens estudantes de educação física, a equipe de atletas do café, distribuirá folhetos que explicam, de forma clara e bem objetivamente, as características do café e os benefícios de seu consumo, diário e moderado, para a saúde. A equipe estará sempre acompanhada do mascote Carioca, um boneco na forma de um grande e simpático grão de café. “O nome Carioca, além de homenagear os anfitriões do Pan’ 2007, foi escolhido por representar um tipo de preparo de café filtrado bastante conhecido, em que o pó é mais diluído em água do que o cafezinho”, explica Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.