Café: Somar prevê Geadas nas próximas madrugadas no PR e sul de SP

23/07/2013 Café da terra



SAFRAS (23) – Nas próximas madrugadas, a possibilidade da ocorrência de geadas, devido ao avanço de uma massa de ar polar, está restrita às áreas cafeeiras do Paraná e sul de São Paulo. Em Cornélio Procópio e Santo Antonio da Platina, ambas cidades no Paraná, a próxima madrugada (24) terá temperatura em torno do 0C. Com isso, poderão haver perdas significativas à cultura do café nestas regiões do Paraná e também sul de São Paulo. A avaliação parte do boletim agrometeorológico semanal da Somar Meteorologia.


Contudo, essas baixíssimas temperaturas não deverão atingir as regiões cafeeiras da mogiana paulista e do sul de Minas Gerais. Essas regiões não correm risco de perdas por geadas, segundo a Somar.


Segundo a Somar, a frente fria que avança sobre a região Sul e Sudeste está provocando chuvas desde esse último final de semana. Com isso, a colheita do café em diversas localidades do Paraná, São Paulo e Minas Gerais está paralisada. Mas, como a semana passada foi de tempo aberto e sem chuvas, os trabalhos de colheita e secagem dos grãos transcorreram sem maiores transtornos.


Dessa forma, aponta a Somar, o estado do Paraná está com 45% dos cafezais colhidos, enquanto São Paulo apresenta um percentual de 42% e Minas Gerais está com 49%, sendo que a região do cerrado mineiro é a mais adiantada, com 56% das lavouras colhidas. Entretanto, todos esses valores estão abaixo dos percentuais observados no mesmo período do ano passado, relata o boletim.


Os fatores que vêm causando esse atraso são basicamente as chuvas, a
falta de mão-de-obra e a falta de dinheiro para a realização da colheita, coloca a Somar. As chuvas além de atrapalhar a colheita também estão afetando a qualidade dos grãos, já que o excesso de umidade sobre as plantas e grãos favorece o aparecimento de fungos, resultando numa aceleração nos processos de maturação, o que por sua vez leva há uma degradação da qualidade tanto física do café quanto na sua bebida, aponta o boletim. Outro fator é que em algumas localidades essas chuvas estão sendo acompanhadas por fortes rajadas de ventos e, com isso, estão ocorrendo quedas prematuras dos grãos, o que também afeta a sua qualidade, diz.


Entretanto, os índices de produtividade até agora registrados estão muito bons, sendo que em algumas propriedades da região da mogiana paulista e de Minas Gerais os valores estão superando as estimavas preliminares, avalia o boletim semanal da Somar.


Fonte : Safras & Mercado


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.