ABIC lança 3ª Edição dos Melhores Cafés do Brasil
Empresa compra lote campeão do 3º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café para blendar sua marca premium, Café Santés, que estará disponível com exclusividade no mercado brasiliense
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) promoveu nesta quarta feira, 16 de abril, o lançamento oficial da 3ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil, uma série limitada, exclusiva e de altíssima qualidade, composta por 18 marcas identificadas com o selo Cafés Premiados – Safra 2006/2007, as quais começam a ser comercializadas em restaurantes, supermercados e lojas especializadas ainda este mês.
Para a elaboração da 3ª Edição Especial, a ABIC promoveu, em 2006, o Concurso Nacional de Qualidade do Café, do qual participaram cerca de 4 mil produtores de cinco estados brasileiros – Bahia, Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. Foram escolhidos nove lotes vencedores, que foram leiloados em um evento especial realizado pela ABIC. As empresas compradoras usaram os cafés premiados para blendar suas próprias marcas, que com isso passam a ter o direito de usar o selo Cafés Premiados – Safra 2006/2007.
A indústria baiana Sobésa, em consórcio com outras duas empresas, foi a compradora do lote campeão do concurso – 10 sacas de café arábica cereja descascado, produzidas pela Fazenda Divino Espírito Santo, de Piatã, na Bahia. A qualidade do produto é tão grande que o consórcio integrado pela Sobésa pagou, no leilão, R$ 4.430 por saca. Hoje, a média nacional de grãos da mesma variedade é de cerca de R$ 290 a saca.
Os grãos comprados no leilão foram usados na composição da marca premium da empresa, a Santés, que está disponível com exclusividade no mercado brasiliense. “O mercado brasileiro está cada vez mais exigente e nossa missão é investir sempre em qualidade, buscando oferecer ao consumidor o melhor café existente no Brasil”, afirma o diretor-geral da Sobésa, Pavel Cardoso. “Esta é a segunda vez em que participamos da Edição dos Melhores Cafés do Brasil. Acho muito importante essa iniciativa da ABIC, porque, além de agregar valor ao nosso produto, reconhecemos o esforço dos produtores nacionais, que são essenciais para que possamos comercializar produtos com tanta qualidade”, destaca.
Maior indústria de café da Bahia, a Sobésa atua em mais de 400 cidades de cinco estados (Bahia, Piauí, Goiás, Tocantins e Minas Gerais) e no Distrito Federal, onde já comercializa há quatro anos diversos blends de café com as marcas Sobésa e MaisCafé, com foco em mercados de médio e pequeno porte.