Jingle do Café Seleto ganhou versão atualizada para o
século XXI (Foto: Divulgação)
Um dos jingles mais conhecidos da história da propaganda brasileira voltou a ser executado nas rádios. Quem nasceu a partir dos anos 1970 certamente se lembra dos versos “Na hora de tomar café/ É o Café Seleto/ Que a mamãe prepara/ Com todo carinho”. E também se recorda da marca, uma das líderes de mercado há 30 e 40 anos e que, na última década, praticamente desapareceu das prateleiras e da mídia.
O retorno do Café Seleto acontece após marca ter sido comprada em 2012 pelo grupo Foods Alimentos, de Minas Gerais, que atuava até então apenas no atacado e buscava um nome forte para entrar no varejo. Desde o início dos anos 2000, a marca fazia parte do portfólio da multinacional Sara Lee, atual D.E Master Blenders, dona das marcas Pilão e Café do Ponto no Brasil.
No começo deste mês, o jingle do Seleto voltou a ser executado nas rádios de São Paulo, mas em versão atualizada. Numa tentativa de reconquista dos consumidores e adaptação ao século XXI, o verso “Que a mamãe prepara”, por exemplo, virou “Que a gente prepara”. No início do ano, a marca veiculou no litoral paulista uma propaganda para a TV com a música. Assista ao vídeo
ganha versão em cápsulas (Foto: Divulgação)
“O ritual de fazer café mudou. Procuramos atualizar a letra com a realidade de hoje, que não tem mais a ver com aquela história de acordar, escovar dentinhos e depois tomar café”, explica Tarsila Aleixo, diretora da Spicycomm, a agência que assina a campanha. “Ficamos entre a cruz e a espada: mudar ou não mudar? Mas a mudança acabou sendo sutil”, avalia.
O novo Café Seleto é feito com grãos colhidos em Minas Gerais e está sendo oferecido em pó e em cápsulas compatíveis com as máquinas Nespresso.
Foram criadas três versões do novo jingle, em estilo MPB, sertanejo e uma terceira com crianças cantando – usada para o Dia das Mães. “Para o final do ano queremos entrar nas TVs de São Paulo”, afirma Rogério Ferreira, sócio e diretor da Seleto Alimentos.
‘Café concreto‘
Criado por Archimedes Messina na década de 1970 e cantado por crianças, o jingle original faz parte da memória afetiva de muitos brasileiros. Veja aqui uma das campanhas feitas na década de 70.
Antes mesmo de existir internet e o “meme” (conteúdo adaptado de forma livre e que vira fenômeno), a propaganda virou uma espécie de meme viral que marcou gerações, que disseminaram versões da música com o mote “Café concreto tem”. Veja aqui um exemplo de paródia.
Propaganda do Café Seleto marcou gerações e ganhou
paródias (Foto: Reprodução)
Os novos donos da marca afirmam que a receptividade do retorno do jingle tem sido boa e avaliam que mesmo as versões em paródia são positivas para a lembrança da marca.
“A gente avalia que é bom, porque a marca é simpática para o público. Pode até ajudar na divulgação”, diz Ferreira. Ele diz que a propriedade da marca era um “sonho antigo” da família proprietária do grupo Foods Alimentos. “Trabalhamos com café há 30 anos e chegamos a tentar a comprar a Seleto na época em que a marca foi vendida para a Sara Lee”, explica.
A Seleto é a aposta do grupo para introduzir no mercado outros alimentos com a marca, como uma linha de cereais matinais. Por enquanto, a distribuição é feita somente nos estados do Sudeste, com foco em São Paulo e Minas Gerais. “Estamos crescendo 60% ano ano. Queremos ir agora para o Nordeste e temos um projeto de franquias da Casa Seleto paa o ano que vem”, diz o sócio.