CAFÉ & SAÚDE – Comparações entre bebidas do dia-a-dia como o café

Por: 30 de Julho de 2009 - Você Precisa Saber

Você já parou para pensar ou calcular qual a diferença de nutrientes e calorias entre as bebidas que você está acostumado a beber diariamente?





Café expresso
5 calorias*


Uma xícara de café sem açúcar tem pouquíssimas calorias. A bebida tem 509 mg de cafeína e outros nutrientes, como magnésio e potássio -mineral que age na contração muscular.


Chá preto
2 calorias*


Para quem precisa prestar atenção à balança, uma xícara de chá sem açúcar, por suas escassas calorias, é uma boa opção. O chá também tem antioxidantes, que combatem o envelhecimento das células, e 47 mg de cafeína.



Chocolate quente
192 calorias*


A bebida é muito calórica, mas é rica em nutrientes como cálcio, com 262 mg na porção, e potássio, com 492 mg. O chocolate quente também tem cafeína: 5 mg em uma xícara.


Sucos de Frutas e Vegetais


Se o rotulo diz que foi ‘feito com suco de fruta autêntico’, pode incluir menos de 10 por cento de suco “real” e cerca de sete colheradas de chá de açúcar. As melhores bebidas de sucos são as que levam um rotulo que diz que contêm “100 por cento de suco”.



Leite

Para aproveitar o melhor do leite, escolha leite com 1 por cento de graxa ou leite inteiramente desnatado. Com estas opções o corpo recebe os nutrientes necessários sem as calorias e a graxa adicionais. Sua quantidade de gordura varia – o integral (146 kcal / copo) é mais gorduroso e calórico do que o desnatado (84 kcal / copo). O risco está na adição de achocolatados, quando podem chegar a 300 calorias por copo.


Água

Em geral, 80 por cento das calorias líquidas devem vir da água, dependendo do peso da pessoa e da maneira em que vivem. Isto quer dizer que um adulto médio deve tomar entre 4 a 6 copos de água ao dia, que devem ser complementadas com leite e suco, feito com 100 por cento de fruta para obter os requisitos totais de líquidos diários.


*Por xícara (aproximadamente 250 ml)



Fonte: USDA National Nutrient Database for Standard Reference
Edição: F.C.
30.07.2009

Para ler esta matérias acesse: http://www.medplan.com.br/materias/9/11663.html

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.