Café : Safra 2014 do Brasil será parecida com 2013 – Cooxupé

Por: Agência Safras / Café da Terra

Por Lessandro Carvalho / lessandro@safras.com.br

SAFRAS (19) – A safra 2014 de café do Brasil não vai ter grande diferença contra 2013. “As safras são muito parecidas”, afirmou o superintendente comercial da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), Lúcio Araújo Dias, em entrevista à Agência SAFRAS.

Segundo Lúcio Dias, a torcida é para que a produção de 2014 seja de boa qualidade, já que a safra 2013 teve problemas. “Mas, não haverá aumento na quantidade. A bienalidade praticamente acabou”, comenta. Ele diz que fatores como tratos culturais, manejos na lavoura, podas, renovações e problemas climáticos estão entre os motivos para o fim da bienalidade. Assim, o Brasil tende a não ter mais alternâncias tão significativas entre uma safra de alto ciclo produtivo e a safra seguinte de menor carga.

O superintendente diz que regiões como a Zona da Mata e parte do sul de Minas Gerais (região dos Lagos, entre outras) estão tendo safras melhores em anos ímpares (bienalidade), enquanto o cerrado e parte do sul de Minas Gerais e da Mogiana produzem mais nos anos pares.

Para Lúcio Dias, os tratos culturais ainda não caíram muito devido à crise de menores preços do café. Entretanto, em anos seguintes isso poderá afetar a produção. Ele estima que o uso de fertilizantes no cerrado e sul de Minas Gerais e Mogiana, onde atua a Cooxupé, caiu 15% a 20% este ano.

Fonte : Safras & Mercado

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.