A safra 2009 de café no cerrado mineiro poderá ter uma redução de 40% na comparação com 2008, que fechou em torno de 4,0 milhões de sacas de 60 kg. A análise é do presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), Carlos Corrêa Afonso. Segundo ele, a diminuição pode ser de 50% na região de Araguari.
Representantes da Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estiveram reunidos com Corrêa Afonso nesta quarta-feira com a intenção de discutir informações sobre a safra do Cerrado Mineiro, já que a Conab prepara nova estimativa a ser divulgada em 08 de dezembro, com a primeira estimativa da safra 2009 do Brasil.
“O pessoal da Conab e do IBGE pareceu bem afinado com nossa visão da safra 2009 para o Cerrado”, disse o dirigente da ACA em entrevista à Agência SAFRAS. No entanto, ainda há divergências sobre a safra 2008. A última estimativa da Conab para a safra do Cerrado apontou produção de 4,468 milhões de sacas. “Achamos que foi 10% menos que isso” (4 milhões de sacas), disse Corrêa Afonso. (CicBr)
Observou que a safra colhida este ano foi prejudicada pelo clima seco em 2007 e também problemas com o clima no começo de 2008.
Arnaldo de Sousa