Café sabor porco: Starbucks lança nova bebida celebrar Ano Novo Lunar

Bebida custa R$ 46,90 e é servida com um pedaço de carne para enfeitar

20 de fevereiro de 2024 | Sem comentários Consumo

Por CNN

A Starbucks aposta nessa combinação inusitada com uma nova bebida lançada na China para marcar o Ano Novo Lunar. Apelidado de “Latte Saboroso de Ano Abundante”, a marca o descreve como tendo um sabor “interessante”.

A bebida combina café expresso e leite vaporizado com molho Dongpo, que tem sabor de porco refogado, e mais molho e carne de peito de porco para enfeitar, de acordo com o aplicativo de entrega da Starbucks.

A bebida custa 68 yuans (R$ 46,90), de acordo com o aplicativo.

Fotos da bebida, postadas na plataforma de mídia social chinesa Weibo pela Shanghai Starbucks Reserve Roastery, mostram um fiozinho de molho vermelho escuro sobre a espuma do café com leite – com uma fatia quadrada de carne de porco em um espeto apoiada na borda da caneca.

“Comer carne significa prosperidade no próximo ano”, escreveu a Starbucks no Weibo em 5 de fevereiro, dias antes do início do Ano Novo Lunar.

A publicação acrescenta que a bebida traz “costumes tradicionais de Ano Novo para o café” e cria “sabores salgados e doces inesperados”. O café com leite está disponível nas lojas Starbucks Reserve em todo o país.

O Ano Novo Lunar é um dos maiores feriados anuais da Ásia. Pessoas em toda a China viajam de volta para casa durante este período para comemorar com suas famílias.

Os dados do governo mostram que um total de 474 milhões de viagens foram feitas dentro do continente durante a temporada de viagens deste ano.

E embora os alimentos servidos nas festas de Ano Novo variem de acordo com a região, a carne de porco assada aparece com frequência.

Nomeado em homenagem ao antigo poeta, pintor e estadista Su Dongpo, Dongpo rou é um prato feito de barriga de porco assada, açúcar cristal, molho de soja, vinho amarelo e outros temperos.

O resultado são cortes de carne de porco macios que podem ser facilmente separados com palitinhos.

Mercado chinês

A China é o maior mercado de cafeterias de marca do mundo, segundo relatório divulgado em dezembro pelo World Coffee Portal, tendo ultrapassado os Estados Unidos no ano passado.

A Starbucks afirma que abriu 785 pontos de venda no país em 2023. A China tem sido há muito tempo um dos motores de crescimento mais importantes da Starbucks, servindo como o seu segundo maior mercado mundial e o principal mercado externo.

Mas tem forte concorrência, inclusive da Luckin Coffee. A startup chinesa é a maior rede de café do país, com mais de 13 mil pontos de venda, e oferece bebidas a preços muito mais baixos do que o concorrente norte-americano.

O café com leite de porco da Starbucks rapidamente ganhou força nas redes sociais chinesas, com o tópico visto mais de 476 mil vezes no Weibo até o momento da publicação.

Alguns usuários expressaram curiosidade, mas outros estavam céticos, apontando para o alto preço e questionando por que beberiam o café com leite em vez de comer carne de porco assada de verdade.

“Por 67 yuans eu poderia comer um prato de carne de porco assada e depois ir ao Luckin e beber dois cafés com leite”, escreveu um usuário do Weibo.

Outro usuário brincou que “permitiria que ambos (carne de porco e café) existissem no meu estômago ao mesmo tempo, mas não na minha boca ao mesmo tempo”.

O Jiupai News, um site afiliado ao jornal estatal Changjiang Daily, informou que a bebida já estava esgotada em uma loja em Wuhan, com os clientes dizendo que o sabor era “único”, com uma sensação na boca densa e suave.

A Starbucks também lançou outros novos sabores em toda a China com tema festivo em fevereiro, incluindo um macchiato de jujuba inspirado nos bolos de arroz de ano novo e um macchiato de tofu de amêndoa.

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