Café robusta pode ganhar com alta do arábica

Folha de S. Paulo – São Paulo/SP – HOME – 29/04/2014 – 02:32:22

Vaivém das commodities / MAURO ZAFALON

A forte alta nos preços do café arábica no país, causada pela expectativa de quebra na safra brasileira devido à seca, pode aumentar a demanda pelo café robusta, chamado também de conilon.

Considerado de qualidade inferior, o robusta é negociado a preços inferiores aos do arábica. Hoje, esse diferencial está em patamar recorde.

No acumulado do mês, até sexta-feira passada, a média do indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 está em R$ 445,91 por saca, enquanto o indicador do robusta tipo 6 está em R$ 256,72 por saca.

O diferencial de preço entre ambos, portanto, está em R$ 189,19 neste mês, o maior valor desde dezembro de 2011, segundo o Cepea.

Concentrada no Espírito Santo, a produção de café robusta não foi prejudicada pelo clima como a do arábica, afetada pela estiagem em São Paulo e em Minas Gerais.

Com o preço do robusta mais atrativo para a indústria, a demanda por esse tipo de café pode aumentar, diz Caroline Lorenzi, analista do Cepea. Hoje, cerca de 50% do café tradicional (em pó ou solúvel, vendido nos supermercados) já é robusta. A outra metade –ou até menos da metade– é arábica.

O percentual do conilon no “blend” (mistura) do café brasileiro tem crescido devido à melhora da qualidade do café robusta, que ganhou novas variedades nos últimos anos, e à adaptação do consumidor ao sabor da bebida.

“A indústria percebeu que o brasileiro aceitou e adotou esse blend como uma característica de café forte”, diz Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic, que representa a indústria do café.

Como o brasileiro está mais adaptado ao sabor do robusta, Caroline diz que o maior potencial de aumento na demanda está nas torrefadoras nacionais, que podem utilizar mais essa espécie nos “blends”, reduzindo a quantidade de arábica na mistura.

Herszkowicz concorda que o diferencial de preço é um estímulo para aumentar a participação do robusta no blend, mas ressalta que essa mudança deve ser feita com cautela, para não prejudicar a aceitação do produto.

A mudança na mistura, diz ele, pode ser a saída para algumas indústrias que estão com dificuldade de repassar ao preço de venda ao varejo a alta da matéria-prima, que chega a 100% neste ano.

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