SAFRAS (11) – O inverno para o cinturão cafeeiro, que envolve o norte do Paraná, centro-norte de São Paulo e o sul, cerrado e zona da mata de Minas Gerais, assim como o Espírito Santo, deverá ser de temperaturas levemente mais baixas do que o normal, porém ainda próximas das médias.
Segundo o meteorologista da Climatempo, André Madeira, “o tempo será seco, com poucas chuvas, e frentes frias fracas que não deverão trazer muitas chuvas para o cinturão cafeeiro”. No longo prazo, os riscos de geadas são grandes em regiões como o norte do Paraná, principalmente com as massas de ar polares, que deverão avançar rapidamente. Predomina na região o clima seco, com as chances de maior evapotranspiração aumentando apenas entre uma massa de ar polar e outra.
Nos próximos quinze dias não há o risco de massas de ar mais intensas, por isso as chances de geada nesse período são pequenas. “Uma nova massa de ar incidirá na região produtora de café no final de maio, a partir do dia 21, trazendo assim chuva e temperaturas mais baixas”, disse Madeira. “Para o final de semana, as chances de geadas são pequenas e não deverão afetar os cafezais.
Entretanto, no curto prazo, as indicações são de temperaturas em elevação para todo o cinturão cafeeiro”, completou o meteorologista da Climatempo.
(LR)