Café refrescante
Suco feito a partir da polpa de café brasileiro é vendido nos EUA há um ano. Com sabor bem diferente da bebida quente, leva também pitanga e acerola
Texto: Thaís Ferreira
Quando você pensa em tomar café, a imagem que vem a sua mente é uma xícara bem quentinha da bebida? Ou no máximo você pensa em bebidas bem elaboradas e doces, que levam café, chantilly e leite?
Pois saiba que agora o café pode ser também um refrescante suco. Nos supermercados norte-americanos está a venda o O.N.E. Coffee Fruit Drink, primeiro e único suco feito a partir da polpa do café, diferente da bebida quente, feita do grão torrado e moído. Ele foi lançado no verão de 2008, numa aposta de que o alto consumo do grão do café poderia refletir no sucesso de uma bebida que aproveitasse outras partes da planta.
O idealizador da ideia e dono da O.N.E., empresa que fabrica o suco, é Rodrigo Veloso, mineiro que mora nos Estados Unidos há três anos e vende sucos de frutas brasileiras, como água de coco e caju. Vindo de uma família de cafeicultores de Minas Gerais, ele cresceu vendo de perto o plantio, a colheita e o consumo de café. “Os fazendeiros só pensam no grão do café, enquanto toda a fruta é descartada, sendo que ela pode ser consumida. Não entendia porque toneladas de alimento eram jogadas fora”, diz.
Inquieto, Rodrigo estudou o café e descobriu que sua polpa poderia dar um suco rico em nutrientes que são descartados quando o grão do café é processado. Ele diz que o suco tem até maior quantidade de vitamia C e polifenóis, tipo de anti-oxidante que combate os radicais livres e o desgaste do corpo causado pelo estresse, do que uma xícara de café expresso. Unindo o potencial dessas qualidades funcionais ao alto consumo de café nos EUA – é a segunda bebida mais consumida, só perdendo para a água- Rodrigo quis investir no suco de café.
Mas a novidade pode ser apreciada mesmo por quem não gosta do café devido a seu sabor forte. O gosto do suco não tem semelhanças com a bebida quente. Só que como o sabor original é amargo e “terroso”, adicionou-se pitanga e acerola a ele. A escolha das frutas se deu por serem ricas em vitamina C e típicas do Brasil. O resultado é uma bebida adocicada e levemente cítrica.
A ligação com o país natal de Rodrigo é um ponto importante em sua marca. O café vem de três fazendas no interior de São Paulo. A colheita é toda feita manualmente, pois a fruta é muito delicada e deve permanecer intacta. Segundo Rodrigo, foi preciso um ano para que a mão de obra fosse capacitada, que aprendesse a “lidar com café como se lida com uma fruta e não com um grão”, diz, como estavam acostumados a fazer.
Segundo Rodrigo, o aproveitamento da polpa do café é uma tendência. Já existem cremes, cosméticos e suplementos a base da fruta. Por enquanto, a notícia ruim é que, mesmo os brasileiros sendo grandes consumidores de café, o suco ainda não está a venda por aqui. A O.N.E. vai começar a exportar seus sucos para Europa em 2010, mas ainda não há previsão de chegada ao Brasil