Beber três ou mais xícaras de café por dia pode reduzir pela metade o risco de câncer de cólon entre as mulheres. De acordo com uma pesquisa divulgada por cientistas japoneses nesta quarta-feira, o benefício da bebida só foi notado no caso das mulheres — para os homens, o café não tem esse efeito. O estudo foi publicado pela revista especializada International Journal of Cancer.
Os pesquisadores do Centro Nacional do Câncer, em Tóquio, estudaram os históricos médicos de mais de 96.000 homens e mulheres com idades entre 40 e 69 anos. Os pacientes foram acompanhados no decorrer de doze anos, entre 1990 e 2002. Descobriu-se que o grupo formado pelas mulheres que bebiam muito café tinham incidência de câncer de cólon reduzida pela metade.
De acordo com Manami Inoue, uma dos coordenadoras da pesquisa, o mecanismo que liga o café à redução do risco de câncer ainda é desconhecido. Há duas hipóteses em estudo: a cafeína poderia estimular o funcionamento do órgão, ou o benefício poderia ser relacionado às propriedades antioxidantes da bebida. “Quem gosta de café deve continuar com esse hábito”, disse ela.
Sobre a ausência de benefício similar entre os homens, a pesquisadora disse que outros fatores podem anular o efeito positivo do café. “No Japão, quase toda a população masculina cosnome muito álcool. Há também um grande número de fumantes”, lembra ela. “Pode até existir algum benefício contra o câncer de cólon para eles, mas não fomos capazes de isolar todos os fatores.”