CAFÉ: PRODUTORES PROTESTAM USANDO “NARIZ DE PALHAÇO” NA EXPOCAFÉ
18/06/2009 20:26:05
O Movimento SOS Cafeicultura está realizando novos manifestos em pról da cafeicultura nacional, com o principal deles devendo ocorrer no dia 23, em Brasília, numa Marcha que está sendo organizada.
O Movimento aproveita esta semana ainda a Expocafé 2009, de 17 a 19 de junho em Três Pontas, Minas Gerais, para promover a ação que tem como mote “Cafeicultor torrado e moído.
Uma palhaçada tão grande que parece até piada, mas não tem a menor graça”, mostrando a indignação dos produtores com a situação da cafeicultura. A crise da cafeicultura foi tema de boa parte dos discursos .
Todos foram unânimes: o governo federal precisa firmar um compromisso sério e apresentar soluções efetivas ao cafeicultor nacional. O presidente do CNC (Conselho Nacional do Café) disse, em seu discurso, que o governo federal é capaz de ajudar a vários setores da economia, mas o segmento mais importante a agricultura nacional é simplesmente deixado de lado. “Palhaçada.
O governo federal protege outros segmentos e a agricultura agüenta desaforos”, desabafou Ximenes.
E fez um convite aos produtores para participarem da Audiência Pública que irá acontecer no próximo dia 23 de junho, em Brasília, “quando, mais uma vez, iremos tentar convencer os Ministros da Agricultura e da Fazenda sobre a situação crítica da cafeicultura nacional”. Eric Miranda, um dos organizadores do Movimento SOS Cafeicultura, entregou às autoridades uma camiseta do manifesto e pediu a todos que colocassem o nariz de palhaço, símbolo do manifesto.
Miranda ressaltou que “a luta pelas reivindicações irá continuar.
Nós (cafeicultores) geramos renda e emprego; pagamos tributos.
O governo federal mostra que não é sério ao não se posicionar a favor do cafeicultor.
E que o nariz de palhaço fique estampado em todos, até que o governo solucione os problemas.
A cobrança será permanente”. Representante do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, na Expocafé, o Secretário de Agricultura Gilman Viana declarou total apoio ao Movimento SOS Cafeicultura.
Viana enfatizou a importância da força política para resolver as questões da cafeicultura.
“O Movimento SOS Cafeicultura é legítimo, pois a crise do setor é uma realidade.
É preciso ser feito, de maneira urgente, algo para resolver os problemas”. O Manifesto Além de angariar adesões ao movimento, “é necessário sensibilizar as empresas que trabalham com a cafeicultura para a problemática do setor”, de acordo com Eduardo Chaves, um dos organizadores do Movimento SOS Cafeicultura.
No estande do Movimento na Expocafé, cafeicultores assinam um abaixo-assinado e tiram fotos com um nariz de palhaço para mostrar a indignação da classe.
Após o evento, as fotografias serão postadas no site soscafeicultura.com.br.
Além das fotos, trinta mil narizes de palhaços serão distribuídos durante o três dias de evento e, no estande, serão colhidas assinaturas em prol do Movimento SOS Cafeicultura.
Mais do que contra a crise instalada, o produtor está revoltado com o governo federal, que nada faz para resolver os problemas dos cafeicultores.
As informações partem do Peabirus e Revista Cafeicultura.
(LC)