Café: produção deve crescer 6,6% na região da Cooxupé

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) divulgou hoje estimativa sobre a safra de café 2006/07, em sua área de atuação, exclusivamente produtora de grãos arábicas. A produção está estimada em 7,653 milhões de sacas, o que representa a

Por: Estadão

São Paulo, 15 – A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) divulgou hoje estimativa sobre a safra de café 2006/07, em sua área de atuação, exclusivamente produtora de grãos arábicas. A produção está estimada em 7,653 milhões de sacas, o que representa aumento de 6,6% em relação ao período anterior (3,968 milhões de sacas), conforme levantamento do Departamento de Desenvolvimento técnico da cooperativa.

A safra que acaba de ser colhida (3,968 milhões de sacas) é 44,69% menor do que a colhida no período anterior (7,174 milhões de sacas). Segundo a Cooxupé, o resultado confirmou a estimativa divulgada em dezembro do ano passado, que indicava redução de 42,42%.

O levantamento abrange 63 municípios da área de atuação da Cooxupé, dos quais 38 no sul de Minas, 7 em São Paulo e 18 no cerrado mineiro.

Os resultados da avaliação mostram que a evolução da próxima safra na área de atuação da Cooxupé, em relação à safra colhida em 2004/2005, será 6,46% maior no sul de Minas; 3,54% maior em São Paulo e 8% maior no cerrado mineiro.

Os técnicos da Cooxupé ressaltam que em 31,55% da área avaliada as condições de baixas temperaturas e elevada umidade provocaram sérios problemas de fungos, que incidiram sobre as flores, causando o mal denominado “mumificação dos chumbinhos”, que ocasiona a morte dos frutos. “O real impacto deste problema no tamanho da próxima safra poderá ser melhor avaliado por ocasião do segundo levantamento da safra, que será realizado em março do próximo ano”, concluem os técnicos da Cooxupé.






Tomas Okuda


Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.