Café: Principais indústrias do Brasil elevam preços por clima adverso

A JDE Peet’s aumentará os preços no Brasil em uma média de 30% no próximo ano

Por Reuters

As principais torrefadoras de café do Brasil, incluindo a JDE Peet’s, uma das maiores empresas de café do mundo, deverão aumentar seus preços no mercado interno a partir do início do próximo ano, depois que as condições climáticas adversas causaram um aumento nos preços do grão verde.

Os preços globais do café atingiram níveis recordes esta semana e subiram cerca de 80% este ano, já que o clima adverso no Brasil e no Vietnã, os maiores produtores de café do mundo, afetou as perspectivas de safra, e os consumidores internacionais provavelmente sentirão o impacto já no final de março.

A JDE Peet’s, fabricante de marcas como Jacobs, L’Or, Tassimo e Douwe Egberts, aumentará os preços no Brasil em uma média de 30% no próximo ano, disseram dois traders à Reuters nesta quarta-feira, citando documentos enviados aos clientes da empresa. A JDE Peet’s não estava imediatamente disponível para comentar.

O Brasil é o segundo maior país consumidor de café do mundo, depois dos Estados Unidos. No entanto, os traders disseram que as multinacionais do café também procurarão aumentar os preços em outros mercados, muitos deles no final deste mês ou no início do próximo ano, quando seus contratos de longo prazo com os varejistas expirarão.

“Acho que todo mundo vai aumentar os preços no ano que vem”, disse um trader da Europa.

Outra grande torrefadora brasileira, a 3Corações, aumentará os preços em 11% em janeiro, depois de aumentá-los em 10% em dezembro, enquanto a Melitta, também uma grande empresa no Brasil, aumentou em 25% este mês, depois de um “recente” aumento de 12%, segundo documentos enviados a clientes e vistos pela Reuters.

Preços do café no varejo devem aumentar

A JDE Peet’s se referiu a “questões climáticas” em uma mensagem aos clientes que dizia que estaria aumentando os preços do café torrado e moído, grãos inteiros, solúvel, cápsulas e cappuccino, de acordo com os traders que viram o documento confidencial.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.