Refletindo o avanço da colheita no Vietnã e o bom desenvolvimento da florada no Brasil
Fundamentos
O mercado de café não tem muitas novidades neste mês. Os próximos relatórios da Conab e do USDA serão divulgados em dezembro. A Vicofa (Associação do Café e Cacau do Vietnã) também deverá atualizar a estimativa para a safra de café no Vietnã no fim de novembro. A última estimativa apontava que a produção do país poderá ser até 15% inferior à observada na temporada 2011/12, totalizando 20,8 milhões de sacas, devido às chuvas.
A safra brasileira 2013/14, que está em fase de florada e será colhida a partir de maio de 2013, será de bienalidade baixa. Ainda é cedo para estimativas desta próxima safra, mas as notícias estão reportando uma florada boa e uniforme, o que indica uma safra dentro da normalidade para 2013. Isso significa dizer que a safra 2013/14 será menor, em razão da bienalidade, mas dentro da estimativa de baixa. Portanto, não deveremos ter novas surpresas baixistas para a produção.
Nesse cenário, os preços do café devem continuar a apresentar volatilidade com o avanço da colheita no Vietnã e com o desenvolvimento da florada no Brasil.
Altas expressivas serão contidas em razão da boa florada brasileira, mas em sentido contrário, baixas expressivas também serão contidas pela reduzida relação estoque consumo global de café e pela bienalidade de baixa no ano que vem.