Café – Preços deverão continuar movimento de volatilidade,

Refletindo o avanço da colheita no Vietnã e o bom desenvolvimento da florada no Brasil

18 de novembro de 2012 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Elaboração: Bradesco

Fundamentos

 O mercado de café não tem muitas novidades neste mês. Os próximos relatórios da Conab e do USDA serão divulgados em dezembro. A Vicofa    (Associação do Café e Cacau do Vietnã) também deverá atualizar a estimativa para a safra de café no Vietnã no fim de novembro. A última estimativa apontava que a produção do país poderá ser até 15% inferior à observada na temporada 2011/12, totalizando 20,8 milhões de sacas, devido às chuvas.

 A safra brasileira 2013/14, que está em fase de florada e será colhida a partir de maio de 2013, será de bienalidade baixa. Ainda é cedo para estimativas desta próxima safra, mas as notícias estão reportando uma florada boa e uniforme, o que indica uma safra dentro da normalidade para 2013. Isso significa dizer que a safra 2013/14 será menor, em razão da bienalidade, mas dentro da estimativa de baixa. Portanto, não deveremos ter novas surpresas baixistas para a produção.

 Nesse cenário, os preços do café devem continuar a apresentar volatilidade com o avanço da colheita no Vietnã e com o desenvolvimento da florada no Brasil.

 Altas expressivas serão contidas em razão da boa florada brasileira, mas em sentido contrário, baixas expressivas também serão contidas pela reduzida relação estoque consumo global de café e pela bienalidade de baixa no ano que vem.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.