Café poderá reduzir riscos de cancro da mama

06.01.2006 – 23h33 AFP

8 de janeiro de 2006 | Sem comentários Café & Saúde Mais Café
Por: Publico

 


O consumo de café poderá reduzir significativamente o aparecimento de cancros da mama nos indivíduos de risco, avança um estudo realizado por uma equipa canadiana e publicado na edição de Janeiro do “International Journal of Cancer”.


“Constatámos, junto das mulheres que bebem seis cafés ou mais por dia, uma redução de cerca de 75 por cento do aparecimento do cancro da mama”, afirma Steve Narod, investigador da Universidade de Toronto que coordenou o estudo.

Em causa estão as mulheres com mutações dos genes BRCA1 e BRCA2, que apresentem um risco de cancro da mama que pode ir aos 80 por cento.

As mulheres que consumirem entre um e três cafés por dia diminuem em dez por cento esse risco. A percentagem passa para os 25 por cento para um consumo de quatro a cinco cafés e para 69 por cento para um consumo superior.

As bebidas descafeinadas não terão, segundo os investigadores, qualquer impacto.

“A cafeína afecta a enzima que aumenta o bom estrogéneo”, explica Joanne Kotsopoulos, membro da equipa de investigação de Narod.

A cientista acrescenta que outros alimentos têm a mesma acção, como alguns legumes.

André Nkondjoka, do Centro hospitalar da Universidade de Montreal e co-autor do estudo, salienta que o café contém “outros elementos, especialmente antioxidantes”.

O estudo foi efectuado junto de 1690 mulheres no Canadá, Estados Unidos, Israel e Polónia.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.