Terça-feira, 07 de Agosto de 2007
Saúde
07 de Agosto de 2007 | 10:05
A cafeína pode ajudar a manter a agilidade mental entre as mulheres mais velhas. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira na França, as mulheres que costumam beber três ou mais xícaras de café por dia chegam à terceira idade com a memória em boa forma. Na comparação com as mulheres que tomam uma ou nenhuma xícara de café por dia, as maiores consumidoras de café têm menor desgaste cognitivo com a idade, mesmo levando em conta outros fatores (como educação).
A pesquisa foi publicada na revista científica Neurology, e levanta até a possibilidade de o café ajudar contra o surgimento de demência na terceira idade. A principal autora do estudo, porém, avisa que é cedo para uma conclusão definitiva. “Temos algumas idéias sobre como isso funciona do ponto de vista biológico”, disse Karen Ritchie, do Instituto Nacional Francês de Pesquisa Médica. “Mas precisamos entender melhor como a cafeína afeta o cérebro antes de sair por aí promovendo a bebida.”
Segundo a pesquisadora, os resultados são “interessantes”: “A cafeína já é muito consumida e tem efeitos colaterais menos piores do que outros tratamentos contra o declínio cognitivo. Além disso, exige uma quantidade relativamente pequena para que o benefício seja sentido.” O estudo investigou o histórico médico de 7.000 mulheres — não se sabe se o efeito é o mesmo entre os homens. “As mulheres podem ser particularmente sensíveis aos efeitos da cafeína”, explicou a especialista francesa