08/10/2014
Amanda Assad / Marisa Amaral / Priscilla Barone
45% dos participantes da pesquisa afirmam preparar o café no filtro de papel
Em enquete realizada pela Associação Brasileira da Indústria do Café, a Abic, sobre qual é a preferência na forma de preparar o café com mais frequência, 45% dos participantes (3.220 votos) responderam que é passado no filtro de papel. Em segundo lugar, com 25% dos votos (1.750), aparece café preparado no coador de pano, seguido de máquina de espresso (13% – 982 votos), Instantâneo/Solúvel (6% – 457 votos). A pesquisa permaneceu no portal da Abic de junho a setembro e contou com a participação espontânea de mais de 7 mil pessoas.
Não é à toa que o preparo no filtro de papel despontou na pesquisa da Abic. Desde 1908, quando Dona Melitta Bentz inventou o primeiro filtro de passar café do mundo, a bebida se transformou. “É um processo que oferece uma melhor extração do café, pois permite a distinção entre as nuances de aroma e sabor da bebida. O maior objetivo dos filtros de papel Melitta é oferecer, por meio de produtos e soluções inovadoras, mais facilidade no dia a dia e maximizar os prazeres do café passado na hora”, explica Denise Ritur, Gerente de Produtos da Melitta.
A linha de filtros de papel Melitta conta com produtos desenhados especificamente para diferentes consumidores de café: por exemplo, a linha 100 é excelente para o preparo individual; já o tamanho 102 permite o preparo de até 12 xícaras, enquanto o tamanho 103 auxilia no preparo de uma maior quantidade, chegando a 20 xícaras. Já para as cafeteiras elétricas, que possuem formato diferenciado de suporte, a Melitta disponibiliza com exclusividade os filtros de papel nos tamanhos N2 e N4. Todos os filtros de papel da Melitta contam com a exclusiva tecnologia de microfuros e costura dupla, que auxiliam na preparação de um café com o máximo sabor sem risco de rupturas do filtro durante o preparo.
Outras enquetes Abic
No momento, a Abic está com uma nova enquete: “Para o consumo no seu lar, qual a quantidade de café você costuma comprar por mês?”. Para participar, basta acessar www.abic.com.br.
A associação costuma disponibilizar frequentemente uma enquete em seu portal para identificar os hábitos de consumo de café. Entre os temas abordados, surgiram alguns resultados interessantes:
• Fora de casa, onde você toma café?
– Escritório – 46% (372 votos)
– Cafeteria – 30% (245 votos)
– Padaria – 16% (129 votos)
– Bar e restaurante – 7% (57 votos)
• Qual tipo de café você consome?
– Tradicional – 51% (222 votos)
– Gourmet – 32% (138 votos)
– Superior – 15% (68 votos)
• Quantas xícaras de café você consome por dia?
– 1 – 9% (101 votos)
– 2 – 18% (203 votos)
– 3 – 18% (202 votos)
– 4 – 15% (167 votos)
– Mais de quatro – 38% (415 votos)
• Você só compra cafés com Selo de Pureza Abic?
– Sim – 69% (334 votos)
– Não – 30% (148 votos)
Criada em 1973, a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) desenvolve um trabalho que integra indústrias, varejo e pontos de consumo. São diversos os programas criados e implementados pela ABIC e focados na pureza, na qualidade e, mais recentemente, na sustentabilidade do café. A associação é reconhecida mundialmente como uma das mais ativas entidades do setor cafeeiro e realiza inúmeros programas e certificações.
SIM – SERVIÇO DE INFORMAÇÃO MELITTA
0800 140 203
Projeto Eu Amo Arte
Desde 2013, a Melitta desenvolve o projeto Eu Amo Arte, que tem como objetivo oferecer cursos e oficinas apresentando maneiras criativas para confeccionar peças de decoração e arte – que vão desde porta-relógios até buque de noiva – e podem ser comercializadas, gerando uma renda alternativa com apenas um pouco de investimento, esforço e criatividade.
Um exemplo de parceria de sucesso do projeto é com a artesã Rosely Ferraiol, que resultou em diversas vídeoaulas postadas na fan page da Melitta no Facebook (facebook.com.br/MelittaBrasil) e disponíveis no canal da marca no YouTube (www.youtube.com/user/melittabrasil).
Por meio desse projeto, a Melitta mostra que, além de deter a melhor tecnologia para passar aquele cafezinho gostoso e cheiroso – graças à dupla costura e aos exclusivos microfuros dos seus filtros de papel –, também é responsável por gerar a melhor matéria-prima para este tipo de arte, porque a textura exclusiva é alcançada naturalmente com os Filtros Melitta®.
Sobre a Melitta
A Melitta é uma multinacional alemã que nasceu em 1908, em Dresden, pelas mãos da Dona Melitta Bentz, criadora do primeiro filtro de papel para passar café. Em 2012, o faturamento das marcas da companhia Melitta do Brasil atingiu R$ 816 milhões, alcançando um crescimento de 18,5% em comparação com 2011. Melitta do Brasil continua sendo o 2º maior mercado para o Grupo Melitta, que está presente em 60 países.