Para o agrônomo Claudio Tsuyoshi Ushiwata vender produtos orgânicos é uma filosofia de vida que começa com o conceito de mercado justo (“fair trade”). Ele trabalha com o menor número de intermediários e aproxima produtores de consumidores (para que os produtores consigam um preço melhor e os consumidores, um preço menor).
Com este conceito, Ushiwata, proprietário do Terra Verdi Café Orgânico, primeiro Coffe Shop do Brasil, no Shopping Itália, em Curitiba, lançou, em janeiro, a venda de café orgânico de uma nova região. A comercialização faz parte de um projeto de desenvolvimento integrado, que envolve 60 produtores e 11 municípios, em parceria com Associação dos Produtores Orgânicos do Médio Oeste do Paraná (Apomop). “Alimento orgânico não é só o que se come. É o que se vê, se cheira, se sente e tem impacto na alma”.
Em sua loja, os diferentes tipos de café, vindos de várias regiões do País, são dispostos em recipientes de vidro. O moedor faz parte da decoração e se pode consumir café observando exposições de artistas regionais com vernissage à brasileira. Outra opção é preparar o seu próprio “blend”, a mistura de grãos. Ou, ainda, comprar o grão torrado e moído na hora para consumir em casa.
Foto: Cláudio Tsuyoshi Ushiwata, proprietário Terra Verdi Café Orgânico